96 views 57 secs

Cursos de medicina serão avaliados in loco em 2016

em Destaques
quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou mudanças na avaliação dos cursos e de estudantes de medicina. Todos os cursos da área serão avaliados in loco em 2016.

A secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, explicou que mesmo os cursos que tenham histórico de boas notas não serão dispensados da avaliação.
O MEC anunciou também mudanças na avaliação dos estudantes de medicina. Os exames serão feitos anualmente, com os alunos do segundo, quarto e sexto anos (o último do curso). “A nossa rigidez em termos de qualidade dos cursos de medicina vai ser muito grande”, afirmou Janine. Outra novidade é que, para cada aluno que se formar, a instituição de ensino terá que disponibilizar uma vaga de residência.
“Se temos uma faculdade com 50 vagas, e a residência é de dois anos, precisaremos ter, na verdade, 100 vagas de residência – metade para o primeiro ano e metade para o segundo ano”, disse o ministro. Sobre os cursos de medicina no âmbito do Programa Mais Médicos, o MEC diz que o edital de 2015 tem mais de 16 mil vagas em instituições no interior do país e mais de 10 mil vagas nas capitais. “O aumento das vagas é muito grande, mas é importante ressaltar que tudo isso se faz com qualidade”, afirmou o ministro (ABr).