85 views 2 mins

Cuba e EUA anunciam reabertura de embaixadas no dia 20

em Destaques
quarta-feira, 01 de julho de 2015

As autoridades cubanas anunciaram que sua embaixada em Washington e a dos Estados Unidos em Havana serão reabertas no próximo dia 20. A medida marca o restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos.

Em carta entregue ontem (1º) às autoridades cubanas, Barack Obama confirmou “a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e de abrir missões diplomáticas permanentes nas respectivas capitais”.
A carta, destinada ao chefe de Estado cubano Raúl Castro, foi entregue na manhã de ontem ao ministro dos Negócios Estrangeiros interino, Marcelino Medina, pelo chefe da Seção de Interesses norte-americana em Cuba. Raúl Castro confirmou a abertura da embaixada cubana nos Estados Unidos, em carta enviada a Obama.
O presidente norte-americano ressaltou que o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países marca “um novo capítulo” das relações bilaterais. Ele acrescentou que esta “é uma etapa histórica” nas relações americanas e cubanas. “No final do verão, o secretário de Estado, John Kerry, vai a Cuba para hastear orgulhosamente a bandeira dos Estados Unidos, uma vez mais, na nossa embaixada”.
Desde 1977, Cuba e os Estados Unidos, separados apenas pelo Estreito da Flórida, estão representados apenas por meio de seções de Interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares. A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em 17 de dezembro, de uma reaproximação entre os dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança (Ag. Lusa).