152 views 5 mins

Criar uma loja virtual não acontece de uma hora para outra

em Destaques
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

A expertise de quem tem loja física pode não valer tanto para a loja virtual. Afinal, são dois canais de venda completamente diferentes e é por isso, que o planejamento é extremamente importante, apesar dos gastos iniciais serem relativamente baixos.

Mas pergunto: será que a sua loja física está pronta para expandir para o virtual?
Criar uma loja virtual não é apenas colocar um site no ar e começar a vender. Pensando nisso, preparei uma checklist para responder à pergunta inicial. Vamos lá!

1- Marketing Digital – Já ouviu falar em SEO, taxa de conversão, ROI, funil de vendas, lead, LVT, CAC, CPC, CPM, CPA? Esses são apenas alguns termos do Marketing Digital e dominar cada um desses termos será muito importante para obter sucesso na sua loja virtual, principalmente se está começando com pouco investimento e não quer contratar um profissional especializado na área. A boa notícia é que existem muitos cursos online que podem ensinar do básico ao avançado.

2- Quem são as suas personas – As personas são personagens semifictícios que você cria a partir de uma análise de dados para traçar o perfil dos seus clientes na internet. Por ser um canal de venda diferente da loja física, o seu público online pode ser completamente diferente do que está acostumado. Portanto, reavalie o seu nicho.

3- Quem são seus concorrentes e o que estão fazendo – Assim como acontece nas lojas físicas, conhecer os seus principais concorrentes no universo online é de extrema importância. Verifique o que eles estão fazendo: promoções, como se comunicam com o público através das redes sociais e e-mail, se fazem campanhas Ads (olha o marketing digital novamente), entre outras.

4- Planejamento financeiro – Apesar de ser uma expansão da sua loja física é aconselhável que você crie um planejamento financeiro separado para a sua loja virtual. Isso, porque você terá gastos completamente diferentes e vai te ajudar a ter uma visão estratégica para ambos os canais de venda.

5- Capacitação da equipe – É importante capacitar a sua equipe para que possam atender os clientes da sua loja virtual com a mesma qualidade da loja física.
Tenha em mente que você vai precisar prestar um suporte online, portanto, é bom contar com uma pessoa ou uma equipe para esse tipo de atendimento.

Além disso, é preciso manter um cuidado com o site, mantenha algum profissional que possa fazer as manutenções necessárias, caso haja algum problema ou erro. Problemas com site costumam ser a maior dor de cabeça das lojas virtuais.

6- Controle do estoque – Na loja física, manter o estoque organizado e planejado é importante para não perder vendas. Na loja virtual, se o estoque não estiver bem planejado e controlado, além perder vendas pode ainda, haver o atraso com as entregas. Já vi muitas lojas virtuais com estoque desorganizado que vendem produtos em falta no estoque.

Até chegar a reposição do produto e o envio do mesmo, o prazo de entrega informado par o cliente não será assertivo. Lembre-se: produto atrasado, cliente insatisfeito com a sua loja virtual.

7– Estruturar a logística – Nas lojas física, você só precisa se preocupar com a logística do seu fornecedor, uma vez que os clientes adquirem o produto na própria loja. Quando se passa para as vendas na internet, a logística para entregar os seus produtos e a logística reversa (quando há devolução ou troca do produto) precisam ser consideradas. – Fonte e outras informações: (www.maisenvios.com.br).