83 views 46 secs

Consumo de energia deve encolher até 2% neste ano

em Destaques
quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O consumo de energia no Brasil deve encolher entre 1,5% e 2% em 2015, na comparação com o ano passado, afirmou o secretário de Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho.

O pior cenário cogitado pelo secretário aponta para uma retração mais acentuada do que a estimada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em julho passado.
“Houve recuperação (recente) porque a temperatura aumentou, mas certamente teremos um 2015 abaixo do número de 2014. Projetamos uma redução de 1,5% a até 2%”, afirmou Ventura, após participação no evento Latin American Utility Week. O ritmo de retração do consumo de energia tem se acentuado nos últimos meses, reflexo do aumento do custo da energia e da retração da atividade econômica nacional.
Em julho, o último dado mensal disponibilizado pela EPE, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) havia encolhido 2,9% em relação a igual período do ano passado. A variação negativa é duas vezes maior do que a queda de 1,4% registrada no acumulado de janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado.
Em contrapartida, Ventura demonstra otimismo em relação aos números de 2016. Mas condiciona um eventual crescimento ao ritmo da economia brasileira (AE).