102 views 7 mins

Conheça 7 benefícios da tecnologia na construção civil

em Destaques
segunda-feira, 20 de junho de 2022

A inovação impulsiona a transformação do setor da construção civil, influenciando desde a elaboração do projeto até a visualização da obra 360º de maneira remota.
Com isso, a utilização da inteligência artificial, o monitoramento da equipe, a digitalização e a compatibilização dos projetos não só alavanca a produtividade como também impacta positivamente o meio ambiente, evitando o desperdício e reduzindo o número de resíduos. Um verdadeiro ganho para as construtoras e incorporadoras.

Em 2021, a consultoria americana McKinsey & Company publicou um estudo afirmando que o setor da construção civil ainda é um dos menos digitais, ficando atrás somente dos mercados de agricultura e caça. De acordo com Alexandre Quinze, CEO da Trutec, ecossistema de construtechs e proptechs, o mercado está evoluindo e olhando em direção à era da digitalização.

“Observamos uma mudança no mindset dos nossos clientes ao notarem que o uso de tecnologia e inovação traz, além dos inúmeros benefícios durante a execução de uma obra, maior vantagem competitiva diante de seus concorrentes. O investimento em inovação impacta em todo o ciclo de vida da edificação até o relacionamento com stakeholders” afirma o CEO.

Sendo assim, confira a seguir os 7 principais benefícios adquiridos com o uso da inovação em um canteiro de obra.

  1. Elaboração e compatibilização de projetos – O uso de uma plataforma que faz a compatibilização de projetos, que é o caso da Construflow, por meio de um sistema de notificações, aponta, previamente, possíveis erros antes de iniciarem a construção da obra.

Para o projetista, isso significa novas oportunidades de negócios e aumento da produtividade. Para o arquiteto, a conexão entre o projeto arquitetônico e as demais disciplinas também auxilia na produtividade evitando atrasos. Este monitoramento contínuo ajuda na tomada de decisões com a rápida visualização e troca de armazenamento de informações.

  1. Inteligência de dados – O uso de dados permite analisar diariamente os processos a partir de análises rápidas e efetivas. Outra grande vantagem proveniente deste funcionamento é a capacidade de apresentar os apontamentos de forma muito mais acessível.

Uma plataforma de inteligência integrada ajuda na redução de processos manuais, melhora a comunicação, automatiza o controle de revisões de documentos e gera insights para tomada de decisões estratégicas. Tudo em tempo real, online ou offline.

  1. Digitalização de canteiros – Pormeio de soluções como a ConstruCode é possível substituir o papel, que em sua essência armazena informações desatualizadas, para a digitalização dos canteiros de obras. Permitindo, assim, monitorar e controlar em tempo real, facilitando a tomada de decisões. Isso possibilita a melhor escolha de onde e quando se pode construir.

A qualidade de vida dos profissionais no canteiro de obra também é impactada positivamente. Pois, ao implantar a tecnologia na rotina, diminui a demanda das tarefas burocráticas, com uma economia de até duas horas por dia.

  1. Maior velocidade na entrega – Tecnologias como a IOT (Internet das Coisas), permitem a coleta de informações, auxiliando gestores a tomarem decisões, evitando possíveis gargalos. Garantindo maior eficiência e resultados expressivos com uma redução de tempo necessário para as rotinas de gestão e ganhos em até 10% na velocidade da produção.

A gestão de equipes, por meio de metodologias como Lean Construction, oferecida pela plataforma Agilean, ajuda a visualizar não só as atividades de conversão, mas também as de fluxo, tais como, transportes, esperas e movimentos. Otimizando todo o processo produtivo da obra.

  1. Visualização do canteiro de obras em 360º – A visualização da obra remotamente com imagens 360º traz maior transparência e colaboração entre todos os stakeholders envolvidos na gestão. Conectando os projetistas, clientes e equipe ao canteiro de obras. Além disso, é possível obter todo o progresso documentado digitalmente para consultas futuras.

A partir dessa comunicação é possível realizar tomadas de ações mais efetivas e em tempo real, sem comprometer a produtividade e prazo de entrega. A Construct In possibilita este acompanhamento e centraliza todas as informações das obras em uma só ferramenta. Otimizando, em até 80%, o tempo de vistorias e reduzindo em até 50% os custos com viagens e transportes até a obra.

  1. Gestão de propriedade – Com tecnologias na palma da mão e informações em tempo real, é possível analisar os recursos existentes na obra, sejam eles físicos, financeiros, administrativos e humanos. Avaliando quais são as necessidades, dificuldades e os gaps. Este mapeamento permite o levantamento de oportunidades de melhoria para execução e entrega.
  2. Sustentabilidade – Segundo a Green Building Council Brasil, organização sem fins lucrativos presente em 80 países, um projeto de construção sustentável médio é capaz de reduzir em 40% o uso de água, 35% a emissão de gás carbônico e 65% o desperdício.

O uso da inovação no canteiro de obras, não só impacta positivamente o meio ambiente, reduzindo resíduos e a utilização de recursos naturais, como também, atrai investidores, fortalece a imagem da empresa, reduz custos e aumenta a eficiência dos processos. Ganhando mais força em comparação com o mercado.

Fonte e outras informações: (https://trutec.com.br/).