Confira 8 lições para montar uma loja virtual de sucesso

Os hábitos de consumo das pessoas mudaram drasticamente no último ano, trazendo cada vez mais consumidores para o mundo digital. Usuários que antes tinham algum tipo de restrição, começaram a experimentar as oportunidades de aquisição de produtos via internet. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos consumidores que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras online devido ao isolamento social.

Em 46% dos casos, esse aumento de compras foi superior a 50%. E, para atender a crescente demanda, diversos empreendedores passaram a se adaptar ao universo digital. Segundo um levantamento da Loja Integrada, o número de lojas virtuais cresceu 40% em 2020 com o empurrão da pandemia, que fez com que empreendedores recorressem à internet para continuar vendendo ou gerar novas fontes de renda.

De acordo com Sidney Zynger, sócio do Bling – startup que oferece sistema de gestão empresarial para PMEs e MEIs – é preciso estar atento ao ingressar no neste mercado. “A escolha da plataforma para montar uma loja virtual é fundamental para o sucesso do negócio no digital. Assim como em um ambiente físico, é necessário analisar alguns pontos pensando no cliente ideal”, explica. Pensando nisso, o especialista elencou 8 cuidados que os empreendedores precisam tomar na hora de montar uma loja virtual de sucesso:

  1. – Escolha uma plataforma ideal para o seu negócio – O primeiro passo é descobrir se há outros players do mesmo ramo de atuação que utilizam essa plataforma. Por mais que a ferramenta seja boa para outros segmentos, é necessário entender se para seu setor ela também é efetiva.

Uma ferramenta onde é possível fazer ajustes e personalizações com facilidade contribuiu para quando for preciso personalizar o site com uma promoção pontual ou uma data sazonal, evitando prejuízos a longo prazo e perda de clientes no e-commerce. Além disso, fique atento a um suporte com atendimento em português para o caso de dúvidas que poderão ser resolvidas com mais facilidade.

  1. – Organize a sua operação – Para manter a operação de uma loja virtual é preciso organizar os setores como a parte comercial, o setor financeiro, a área de compras, o estoque, a zona de expedição e as estratégias pós-venda, pois cada um demanda um tipo de cuidado diferente. Pense também se você terá funcionários e quem ficará responsável por organizar o estoque, atender o cliente e despachar encomendas. As funções devem estar decididas antes de a loja virtual começar.
  2. – Faça a integração com um sistema ERP – Esse tipo de plataforma reúne funções como a emissão de notas fiscais, gerenciamento do estoque, controle de finanças e gestão de vendas, por exemplo. Com um excelente sistema de gestão para micro e pequenas empresas, é possível ter vários benefícios, entre eles podemos destacar: a agilidade em processos, a simplificação e diminuição de tarefas, além de ter integrações com diversas ferramentas parceiras.

Também é importante verificar se a plataforma de ERP tem integrações com os principais marketplaces do país, o que dará mais possibilidades de vendas para sua loja virtual.

  1. – Invista no conhecimento em técnicas de venda – Quem já tinha uma loja física está familiarizado com conceitos como comprar material de fornecedores, estocar, promover vendas e entregar produtos. Quem nunca trabalhou com varejo precisa aprender todo esse processo do zero. Vale ressaltar que um dos passos mais importantes nesse processo é o suporte ao cliente.

Durante o início de uma loja virtual é comum que o próprio lojista faça o suporte diretamente por e-mail e telefone. Num segundo momento, ferramentas de gestão de processos de suporte serão úteis para ajudar a se organizar. Num terceiro momento, já com um equipe, ferramentas mais sofisticadas serão bastante importantes para trazer eficiência.

  1. – Ofereça segurança ao cliente – Os potenciais clientes de uma loja virtual se preocupam com a segurança das informações de compra deles (como endereço completo, número de cartão de crédito, etc). Além disso, mostre que sua loja existe mesmo e que irá entregar os produtos. Outro ponto importante é proteger os dados de compra do comprador e os seus, contando com um sistema de pagamento seguro é possível proteger sua loja online contra fraudes.
  2. – Faça uma imersão no mundo da logística e frete – A logística de uma loja virtual é muito relevante para o sucesso da mesma, pois uma experiência ruim marca fortemente o cliente e ele não voltará a comprar. Por causa disso, é ideal dedicar tempo de planejamento para escolher a forma de entrega da loja.

Uma forma bem simples de entregas de encomendas é ir até uma agência dos Correios e enviar você mesmo o produto. Mas há soluções mais sofisticadas que sua empresa pode adotar. Uma delas é ter uma parceria com uma empresa de logística.

  1. – Chame a atenção para o seu produto – Aprender a fotografar produtos é um cuidado que todo empreendedor digital precisa ter para conquistar mais clientes em sua loja virtual. No caso de uma loja física, conseguimos olhar diretamente na vitrine, no virtual não é diferente. Um dos cuidados principais é saber como tirar boas fotos dos produtos para que os visitantes do site tenham melhores informações e uma visão mais detalhada de cada item.
  2. – Invista nas redes sociais – As redes sociais já fazem parte da jornada de compra de um cliente, e com isso, é crucial estar nestes canais para turbinar as vendas. Então, reservar um tempo ao montar uma loja virtual para pensar nas estratégias de mídias sociais é algo que pode fazer bastante diferença para o negócio.

Algumas dicas para montar esse planejamento é pensar em quais redes sociais está o público que você pretende atingir, quais horários os clientes ideais usam as redes e que tipo de formato eles mais consomem nestes canais. Fonte e outras informações:
(https://www.bling.com.br/home).

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