76 views 33 secs

Confiança do consumidor retoma tendência de alta

em Destaques
quinta-feira, 26 de julho de 2018

O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marcou 77 pontos em julho, três a mais sobre junho (74).

“Embora ainda esteja no campo negativo (abaixo de 100 pontos), a confiança do consumidor brasileiro retoma tendência de alta depois da dissipação dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros”, comenta Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Ele acrescenta que a tendência de alta é observada especialmente quando se olha o comparativo anual ? há um ano, o indicador registrou 14 pontos a menos (63). “A elevação se deve à melhora da conjuntura econômica brasileira na passagem de um ano para outro”, diz Solimeo.
“A tendência é de que a confiança se recupere gradativamente, mas de forma lenta. A incerteza política é um fator que poderá desacelerar esse movimento”, avalia o economista.
“Em síntese, em relação ao ano passado, as regiões e classes sociais apresentaram melhora nítida porque os juros estão bem menores e, os prazos, maiores, o que estimula o consumo. A situação conjuntural da economia está relativamente melhor”, finaliza Marcel Solimeo (AI/ACSP).