88 views 5 mins

Como os óculos em impressão 3D podem ajudar o meio ambiente

em Destaques
quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Você já parou para pensar em todos os impactos que as escolhas do dia a dia podem provocar ao meio ambiente? Direta ou indiretamente, todas as atitudes acabam repercutindo no mundo, podendo ser benéficas ou prejudiciais ao planeta.

Com os óculos não é diferente, pois ao escolher uma peça sustentável, é possível evitar o descarte excessivo de matéria-prima, além de obter acessórios únicos, com produções que reduzem a poluição no mundo.

Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança está se tornando, cada vez mais, uma obrigação para as empresas e o conceito ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) chegou para mostrar isso.

De acordo com a pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group, as organizações que adotam boas práticas nesses campos geram melhores resultados ao longo dos anos, além de se tornar um critério de escolha para os investidores.

Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em 2019, mostra que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Além disso, 70% dos entrevistados disseram não se importar em pagar um pouco a mais por isso. Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas que adotam práticas pensando no meio ambiente são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, assim como os clientes, que passam a enxergar essas marcas com maior credibilidade.

Com a sustentabilidade considerada um dos pilares da marca, a Yoface, primeira startup brasileira a produzir óculos em impressão 3D, customiza peças através de inteligência artificial, com o intuito de unir tecnologia e inovação. Pioneira no setor, a empresa utiliza Poliamida 12, também conhecida como PA12, para a produção dos acessórios.

O material permite um aproveitamento de 100% da matéria-prima e oferece economia significativa, visto que pode ser reutilizado em uma nova mistura, além de evitar o desperdício e não poluir o meio ambiente.

Grandes estoques parados podem representar o uso excessivo de matéria-prima, o que, consequentemente, acaba precisando de recursos extras, como energia e locação de espaços. Já os estoques reduzidos são responsáveis por proporcionar maior agilidade em lançamentos, além de necessitar de menos recursos.

“Muito além de uma coleção ou lançamento, prezamos pela sustentabilidade em todas as nossas peças. Com o uso da PA12, trabalhamos para entregar durabilidade, resistência e qualidade aos nossos clientes. Por termos uma produção sob demanda, não temos necessidade de grandes estoques, o que contribui para que a economia de matéria-prima seja muito grande”, explica Ivan Cavilha, fundador e CEO da Yoface.

Uma outra vantagem dos óculos é a impressão realizada por partes e, por isso, a empresa garante que os acessórios tenham maior durabilidade, pois os arquivos ficam armazenados, podendo ser impressos a qualquer momento. “Por termos esse importante diferencial, nosso objetivo é apresentar em breve um novo padrão de garantia aos óculos, o que impactará diretamente em nossos serviços de assistência ao cliente da Yoface”, destaca Cavilha.

Pensando desde a criação até o envio para os clientes, a Yoface elimina papéis, bulas e qualquer outro tipo de embalagem que possa prejudicar o meio ambiente. “Tudo é realizado virtualmente, por meio de QR Code, para entregarmos tecnologia e inovação. Com isso, temos resultados satisfatórios, ajudamos o planeta e ficamos satisfeitos em entregar qualidade aos nossos consumidores”, finaliza Ivan Cavilha. Fonte: (www.yoface.com.br).