A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros danos à população. Além do elevado grau de letalidade pelo mundo, o vírus causou grandes prejuízos financeiros aos empreendedores em 2020. No entanto, para o especialista em marketing e gestão estratégica de negócios e CEO da rede de agências digitais Guia-se, José Rubens Oliva, o negócio, se bem estruturado, tem potencial para sair da crise melhor do que entrou. Confira as suas dicas para virar o jogo em 2021:
1- Como você se preparou para a pandemia? De fato, não teria como prever tamanha crise, mas se o seu negócio possui um fluxo de caixa organizado, se você conhece bem a sua empresa, você estará preparado para qualquer instabilidade. Caso não tenha conseguido retomar com as mesmas operações do passado, atue no presente, tenha o seu negócio na mão e veja o que pode organizar para gerar um fluxo de caixa mais previsível.
2- Como foi o trauma para você e para a sua empresa? Analise como você reagiu ao impacto, qual foi o principal dia que você realmente sentiu o prejuízo. Uma dica é reunir uma boa equipe. Nessa hora, é mais do que essencial o apoio mútuo e a troca de ideias com os que estão ao seu lado no dia a dia.
3- Qual é o seu propósito? Qual é o seu time? Você tem que ter um propósito que esteja acima do dinheiro, você tem que realizar sonhos, tem que buscar um objetivo diferente, e tão importante quanto o propósito é o seu time. Não dá para separar as duas coisas. Se você tiver um propósito bom com uma equipe ruim, você não chega a lugar nenhum. E se contar com um time fantástico, mas um propósito ruim, você também não chega a lugar nenhum. As duas coisas têm que estar interligadas.
4- Busque oportunidades de crescimento. Onde você está agora? Busque olhar para o mercado não desabando, mas sim como um mercado que vai crescer e, a partir daí, buscar oportunidades. Exemplo: se, por um lado, perder clientes, por outro, pode-se criar uma oportunidade de treinar os profissionais para atender a uma nova demanda de negócio.
5- Revisar estratégias nas mídias sociais: se atentar às redes sociais, como Facebook, Instagram, Google e Youtube, e-mail marketing e loja virtual ou site, ou seja, ter uma estratégia de marketing digital. Se você não tem uma estratégia de marketing digital, é um ótimo momento para ter. Esses são os principais pontos para você começar a atuar. Não é necessário estar 100% em todos, apenas comece.
6- Manter ou aumentar o investimento em marketing: é muito importante que você possa manter ou aumentar o seu investimento em marketing. A demanda mudou, a gente não vai voltar ao normal, então precisamos nos adaptar, entender como isso vai acontecer e investir na divulgação da marca.
7- Espere sempre o melhor: não há nada que possa parar uma pessoa otimista. Agora, se você não fizer nada, vai piorar. Então, precisamos esperar o melhor e agir como se as coisas acontecessem da melhor forma possível.
8- Não fique preso a modelos de negócio: não é porque o seu negócio nasceu com um formato, que ele vai precisar continuar desse modo. Eu costumo dizer que as pessoas cometem grandes enganos porque ao invés de mudarem de negócio, poderiam mudar o negócio. Então, se seu negócio está ruim agora, não precisa sair dele. Mude-o.
9- Compartilhar e aprender: estamos num momento em que os negócios mudaram e, para continuarem, nós precisamos aprender e compartilhar experiências. E um fator interessante é que os modelos de prospecção também mudaram. Antes, era um modelo de venda e hoje é de colaboração, então, a partir do momento que você colabora com outras empresas, começa, de fato, a ganhar um pouco de respeito e autoridade. Essa é a maneira de trabalhar agora. Compartilhar e aprender. Aprender e compartilhar.
10- O pior já passou: Ficamos no olho do furacão, a situação ainda é difícil para muitos, mas não vai durar para sempre. O melhor meio de se passar por uma tempestade é continuar andando e sabendo que, mais à frente, ela terá um fim e vai passar, como outras crises já passaram. Então, prepare-se para o melhor.
Fonte e mais informações: (www.guiase.com.br).