Arquiteta dá dicas de decoração para otimizar espaços compactos

Uma forte tendência no setor imobiliário é a procura por imóveis mais compactos, principalmente em capitais como São Paulo, onde as pessoas buscam por locais próximos ao trabalho, opções de mobilidade urbana e conveniências. E neste ritmo de vida, é comum encontrar apartamentos de 32 a 40 m², entre opções de estúdios e um dormitório.

Os espaços de metragem reduzida trazem benefícios como facilidade de manutenção e limpeza, economia com a mobília e, muitas vezes, um valor menor do imóvel. Porém, decora-los de forma funcional pode ser um desafio. Para a arquiteta da Vila 11, Sandra Nita, a dica é escolher a mobília correta e tons que deem sensação de amplitude.

“Apartamentos compactos exigem atenção no momento da decoração, mas é possível tornar o ambiente visivelmente mais amplo e aproveitar cada centímetro”, comenta. A arquiteta da Vila 11, empresa nacional que desenvolve, administra e opera residências para locação long-stay na capital, separou dicas para decorar apartamentos menores com bom gosto, conforto e funcionalidade. Confira:

  1. – Móveis funcionais ou planejados – A profissional explica que comprar os móveis pessoalmente é a melhor opção para não errar no tamanho. Para o sofá, por exemplo, a arquiteta orienta que o ideal é que braços e costas sejam mais finos para ter um espaço maior no assento. A mesa deve ser uma escolha de acordo com cada necessidade.

“Se o morador costuma receber visitas em casa com frequência, ele pode optar por uma mesa de quatro lugares e tentar ganhar alguns centímetros em outros cantos do imóvel. Caso não, pode optar por uma mesa de dois lugares, tipo balcão”, sugere. Outra solução destacada por Sandra são as mesas dobráveis, que deixam o local mais livre e são abertas apenas quando necessário.

Uma estante com gavetas, para organizar objetos, e rodinhas, para fácil deslocamento, pode ajudar a otimizar o espaço na sala. Um toque especial é incluir uma televisão com suporte giratório. Em estúdios, por exemplo, essa solução possibilita assistir TV em todas as áreas do apartamento.

No quarto, a sugestão é adotar uma cama baú para guardar roupas e itens menos usados em uma determinada estação, como por exemplo, cobertores e edredons no calor. Já para organizar armários sem ou com poucas gavetas, Sandra orienta a usar caixas organizadoras para roupas menores e até mesmo para os sapatos.

  1. – Paredes e móveis claros – Tons claros, seja nas paredes ou nos móveis, passam uma sensação de amplitude, segundo a especialista. Ela conta que vale apostar no colorido ou uma cor escura, mas o ideal é evitar exageros se a intenção for ampliar o ambiente. “Claro que não precisa ser tudo branco ou pastel. Uma parede de destaque em outra cor mais forte ou alguns móveis de tonalidade diferente oferecem um charme extra no design”, comenta.
  2. – Aposte em prateleiras e nichos – Acabou o espaço na horizontal? Use o vertical. Prateleiras e nichos nas paredes são ótimas opções para otimizar a decoração, além de garantir modernidade e eficiência na organização.
  3. – Jogada com espelhos – Não é mito. Incluir espelhos na decoração também é uma solução estratégica para aumentar a impressão de amplitude. Geralmente, o item é colocado em uma parece inteira na sala ou no quarto. Na opinião da arquiteta, o truque funciona, pois transmite a sensação de profundidade e, muitas vezes, que o cômodo tem o dobro do tamanho.
  4. – Iluminação – Assim como cores claras nas paredes e nos móveis, o estilo de iluminação também pode influenciar na percepção de tamanho. “Como opções mais em conta, vale apostar em abajures e luminárias nas áreas que pretende destacar. Se a pessoa estiver disposta em fazer um investimento maior, lâmpadas embutidas no forro, como entregamos na Vila 11 por exemplo, distribuem a iluminação de forma equilibrada”, pondera Sandra.
  5. – Estilo das portas – Instalar portas de correr ou camarão (cujo sistema de abertura implica na divisão em duas partes) pode ser uma solução para ganhar um pouco mais de espaço no dormitório. É necessário apenas se atentar, pois esses estilos exigem cuidados com manutenção e limpeza dos trilhos, por exemplo. – Fonte e mais informações: (https://www.vila11.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap