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Como montar um time híbrido e unir estratégia de vendas inbound e outbound

em Destaques
quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Rogério Matofino (*)

Você já se perguntou como um time híbrido (parte do pessoal no escritório e parte em home office) pode auxiliar nas vendas da sua empresa? Afinal, construir essa estratégia pode garantir o sucesso do seu negócio e um melhor entrosamento entre as pessoas. Vamos conhecer quais caminhos preparar e como funcionam os processos comerciais em uma empresa.

O conceito de processo comercial é a sequência de ações realizadas pela equipe de uma empresa, com o fim de construir uma campanha de marketing digital e o mapeamento de processos comerciais. O resultado? Vender mais e divulgar melhor os produtos e serviços. Na prática, esse processo pode ser estruturado da seguinte forma:

. Organização de equipes – O primeiro passo é organizar as equipes, o que cada pessoa ficará responsável em realizar, seja na delegação de tarefas, na parte de criação de conteúdo inbound e outbound, etc. O que precisa ser definido aqui, além da organização das tarefas, é a centralização do objetivo principal, que é criar campanhas de marketing digital e vendas diretas.

. Estrutura dos processos – Depois de passar pela organização, chega o momento de estruturar o planejamento. Toda campanha de marketing, digital ou não, precisa de um líder, uma pessoa que esteja à frente da equipe para motivar as pessoas. Em seguida, cada membro deve ter clareza e autonomia para executar sua função na empresa, sempre focado no objetivo principal, determinando quem deve fazer o quê, o prazo para cada tarefa ser realizada, etc.

. Canais de entrada de leads – Os leads são as pessoas que fazem parte do público-alvo da empresa, ou seja, elas precisam ser alcançadas dentro da estratégia de marketing digital. Mas, para que isso aconteça, é preciso veicular as campanhas nos canais corretos, tais como: site, blog, redes sociais, e-mail marketing, etc., lançando vídeos, materiais escritos e conteúdo em e-mail para que esses futuros clientes tomem conhecimento da sua dor, saibam que a sua empresa existe e assim se interessem pelo seu produto/ serviço.

. Relação Marketing-Vendas – O marketing está associado com as vendas de produtos e serviços, seja na internet ou em espaços físicos. Ele faz parte de uma ciência que ensina a arte de criar campanhas para dar valor às necessidades do público-alvo.

O inbound tem a função de criar conteúdo para atrair organicamente os leitores, enquanto o outbound é a propaganda do produto ou serviço em si. A relação entre marketing e vendas é muito próxima, pois ao criar campanhas que tragam valor ao cliente, também acaba convencendo-o a comprar o produto ou serviço, caso você queira.

As campanhas de marketing digital estão cada vez mais voltadas para a experiência do usuário, ou seja, em como ele se sentiu navegando em um site, quanto tempo ele passou tentando fechar uma venda, tirando dúvidas sobre um produto, etc. Se a experiência for positiva, com certeza ele voltará a comprar com a empresa. Caso não tenha sido uma boa experiência, o consumidor não mais confiará na marca.

. Como otimizar os processos com uma equipe de trabalho híbrida? – Diante de modelos de trabalho híbridos, quando alguns membros da equipe trabalham presencialmente e outros em home office, o processo de uni-los e motivá-los pode ficar ainda mais desafiador.

. Como o líder deve motivar a equipe híbrida – O líder deve saber motivar cada membro da equipe de acordo com suas qualidades e limitações, a fim de extrair o que há de melhor em todos. Manter contato com toda a equipe, seja ela presencial ou não, é uma boa opção para unir as mesmas ideias. Mesmo uma videoconferência é capaz de aproximar cada indivíduo.

. Unindo estratégia de vendas aos resultados da equipe – Até agora, vimos que as empresas precisam organizar a equipe, manter uma estrutura de atividades a serem feitas e delegar tarefas. Basicamente as etapas de um mapeamento de processos comerciais dentro de qualquer empresa que precisa criar campanhas de marketing o ano todo.

Essa estratégia de unir forças com a equipe para executar uma ação na empresa, serve para criar campanhas de marketing digital que convertam em vendas e tragam resultados para a empresa.

(*) – Arquiteto de negócios e publicitário especializado em gestão, atua como professor universitário e palestrante nas áreas de Vendas, Comunicação, Marketing e Transformação Digital (www.matofino.com.br).