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Como identificar se a sua empresa pode se tornar uma franquia de sucesso

em Destaques
quarta-feira, 14 de agosto de 2024

A decisão entre abrir uma segunda unidade própria ou transformar o negócio em franquia pode ser um ponto de inflexão para o futuro do empreendimento.

Considerando o faturamento de R$ 240 bilhões por parte das franquias em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e os riscos envolvidos na inauguração de um segundo ponto de venda próprio, como a necessidade de capital adicional, gestão operacional e marketing, muitos empresários estão optando pelo franchising como uma alternativa mais inteligente e escalável.

Ao tornar-se um franqueador, é possível expandir a marca rapidamente, aproveitando o potencial de empreendedores motivados, enquanto compartilha os riscos e benefícios do crescimento da rede. Além disso, essa é a oportunidade de receber taxas de franquia e royalties, aumentando significativamente a receita e criando um fluxo de renda passiva.

Ainda de acordo com a ABF, 23% das empresas comuns fecham em até dois anos após a abertura, enquanto a taxa de mortalidade das franquias é de apenas 5% no mesmo período. Porém, de qualquer forma, antes de dar esse passo é crucial avaliar se o negócio é realmente franqueável.

“A franquia é uma excelente opção para expandir um negócio de forma segura e escalável, mas é fundamental realizar uma análise criteriosa para garantir que a marca esteja preparada para um modelo de crescimento como esse”, destaca Wagner Lovatto, Sócio-Fundador da Focus Franquias, consultoria especializada em expansão de negócios por meio do franchising, com uma década de existência.

Mas afinal, como saber se a empresa tem o potencial de se tornar uma franquia de sucesso? Lovatto desvenda este mistério através da análise de pontos chave para se tornar um franqueador:

. Marca forte – O farol que guia novos clientes e franqueados – Uma marca concisa e bem estabelecida é o primeiro passo para atrair franqueados. Investir em branding de qualidade ajuda a construir uma identidade forte e memorável, que gere confiança.

. Modelo de negócio acessível: a base sólida para o sucesso de todos – O modelo de negócio da franquia precisa ser financeiramente viável para todos os envolvidos: empresa franqueadora, franqueados e consumidores. Isso significa que o negócio deve ter um bom potencial de lucro, custos controlados e um retorno atrativo sobre o investimento.

. Operações padronizadas: a chave para a qualidade uniforme em todas as unidades – Para garantir a padronização da qualidade em todas as unidades da franquia, é fundamental que os processos da empresa sejam claros, replicáveis e fáceis de serem ensinados. Um manual de operações bem estruturado é decisivo para essa padronização.

. Suporte contínuo: o porto seguro para os franqueados em sua jornada – A empresa franqueadora também deve oferecer suporte duradouro aos franqueados em diversas áreas, como marketing, treinamentos, suporte técnico e gestão de operações. Esse auxílio define o sucesso de seus clientes e a sustentabilidade do negócio.

. Elasticidade da marca: a capacidade de se adaptar e conquistar novos mercados – Uma marca de sucesso precisa ser adaptável a diferentes segmentos e contextos geográficos, mantendo sua identidade e apelo. Isso significa que o produto ou serviço da franquia precisa ser personalizável, e a operação adaptável a diferentes realidades socioeconômicas e culturais.

O franchising, portanto, oferece inúmeras vantagens para os empreendedores, mas é importante refletir e identificar a presença de pontos decisivos, além das oportunidades de melhoria do negócio. Todos esses fatores direcionam para o aumento das chances de sucesso no mercado de franquias. – Fonte e mais informações: (https://www.focusfranquias.com.br/).