73 views 6 mins

Como gerenciar um negócio em home office?

em Destaques
quarta-feira, 10 de junho de 2020

Um cenário que não se imaginava para um ano que começou efervescente, cheio de projetos e muito trabalho. Trabalhar em casa, no chamado home office, é a fórmula (e muitas vezes a única alternativa) para quem pode continuar exercendo sua atividade nesse tempo de isolamento social.

A grande vantagem dos dias de hoje é que dispomos de ferramentas online, algumas delas com armazenamento em nuvem, que nos permitem trabalhar de qualquer lugar e acompanhar nossos negócios remotamente. Porém, o home office também apresenta alguns empecilhos, como a quebra da rotina, as distrações das atividades e a falta da equipe reunida. Por isso, a Wirecard, líder global em soluções digitais de pagamento, sugere algumas dicas e ideias para manter sua produtividade e gerenciar seu negócio home office.

  1. – Gerenciando múltiplas tarefas – O deslocamento para o trabalho acaba tomando bastante tempo do trabalhador brasileiro, além do desgaste que ele passa até chegar ao escritório, seja no transporte público ou enfrentando o trânsito nos horários de pico. Esse deslocamento, porém, é um ritual no qual o trabalhador também marca a fronteira entre a vida pessoal e a profissional. Por isso, para muitos, o home office é um grande desafio.

O profissional do nosso tempo precisa dispor de tecnologia para manter a produtividade em casa, e o cloud computing – armazenamento de dados em nuvem – é um grande facilitador. Ele pode ser acessado desde documentos de texto gratuitos como o Google Docs, até sistemas de gestão como o Bling, que centraliza o gerenciamento do seu negócio em uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer lugar, e atualiza de forma sincronizada com outros usuários.

Vale lembrar que a flexibilidade do trabalho remoto é realidade em diversos países, e o formato impacta diretamente na produtividade e no crescimento do negócio. Para empresas que querem começar a trabalhar remotamente, uma dica é apostar em apps e ter a tecnologia como aliada.

  1. – Estabeleça uma rotina de trabalho – Para quem está trabalhando home office devido à reclusão temporária, a primeira dica é estabelecer uma rotina profissional. É importante também separar um local para fazer seu “ambiente de trabalho”. Com isso, a produtividade também irá aumentar. Um espaço separado para o trabalho não precisa ser uma sala ou escritório. Precisa, no entanto, ser um local organizado, com os principais recursos que vão te ajudar no dia a dia.
  2. – Invista em ferramentas online – Para se adaptar ao trabalho remoto, o profissional deve investir em soluções que o auxiliem em toda essa rotina produtiva, conectando-o com o mercado. Existem programas disponíveis gratuitamente que permitem fazer conferências e apresentações em grupo, assim como ferramentas de compartilhamento de arquivos e documentos armazenados em nuvem.

Outras ferramentas importantes são as de gerenciamento de rotina e projetos (Trello ou Asana), que colaboram para manter a produtividade da equipe mesmo trabalhando em diferentes locais.
Com a utilização de um sistema de gestão em nuvem, como o Bling, o empreendedor pode fazer tudo de forma online. Por meio de um ERP em nuvem, é possível ter fazer a gestão completa e controle financeiro do seu negócio de qualquer lugar

  1. – Estabeleça regras para o seu trabalho:

• Ter um local próprio para o trabalho é importante, por isso, escolha um espaço para deixar seu material organizado. Pode ser uma mesa de trabalho ou até mesmo a mesa de jantar, desde que seja um local tranquilo;

• Vista-se adequadamente: saia da cama e faça todos os rituais como se fosse trabalhar na empresa, tome banho, troque de roupa para poder produzir mais e melhor, e também para estar apresentável em caso de reunião de videochamada;

• Estipule um horário para começar, para pausa e para finalizar o expediente. Trabalhar em casa pode tomar algumas horas a mais caso você não otimize o seu tempo;

• Estabeleça metas do dia, lista de tarefas da semana, para entender o que foi e o que está sendo feito;

• Caso tenha crianças em casa, divida as tarefas e o entretenimento delas com seu parceiro (a), e também reserve um tempo livre para estar com a família;

• Na alimentação, também estipule horários de pausa para refeições e lanches. Além disso, beba água com frequência e mantenha em dia sua rotina de sono.

• Também é importante movimentar-se: caminhe pela casa e faça alongamentos. Isso ajudará inclusive na sua produtividade.

Fonte e mais informações: (http://wirecard.com.br/blog/).