63 views 4 mins

Como as empresas estão utilizando IA para revolucionar a simulação de treinamentos

em Destaques
terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Projetos tecnológicos de capacitação em diversos segmentos são utilizados por pequenos, médios e grandes negócios

Treinamentos e simulações desempenham um papel crucial na preparação de indivíduos e organizações para enfrentar desafios cotidianos, promovendo a conscientização e aprimorando habilidades essenciais. Um cenário inovador no contexto brasileiro é a crescente adoção de tecnologias avançadas, como Realidade Virtual (RV), aliada à Inteligência Artificial (IA), pelas empresas.

Essa abordagem permite a criação de simulações de treinamento personalizadas, capacitando funcionários para uma variedade de situações além dos riscos reais e emergências. Ao incorporar RV com IA, as empresas estão elevando seus programas de treinamento, proporcionando experiências imersivas e interativas que impulsionam o aprendizado prático e a eficácia no ambiente de trabalho.

Com a aplicação tecnológica, diversos tipos de treinamentos podem ser simulados de maneira envolvente e realista. Desde treinamentos de segurança no trabalho, onde os funcionários podem vivenciar cenários de emergência, até simulações de atendimento ao cliente, proporcionando interações simuladas para aprimorar as habilidades de comunicação.

Treinamentos técnicos, como operação de equipamentos complexos também podem ser replicados virtualmente, permitindo que os colaboradores pratiquem e aperfeiçoem suas competências sem os riscos associados aos ambientes reais.

Uma das companhias que já utilizam essa tecnologia é a Ambipar, empresa de soluções ambientais. No caso, a organização simulou um treinamento de incêndio, no qual os usuários, por meio de RV, tiveram a capacidade de manusear os equipamentos de forma correta e conseguir aprender de forma gamificada a como agir nesse tipo de ocorrência. Quem fez este projeto foi a Nexus Tecnologia, startup brasileira líder em soluções de RV e RA.

A tecnologia é intuitiva e, já no início, faz com que o colaborador comece por colocar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É uma espécie de jogo em que o usuário aprende, de forma interativa, a lidar com situações no cotidiano do trabalho. É possível repetir diversas vezes o procedimento e o game alerta quando algo não está certo.

Ao proporcionar ambientes virtuais imersivos e interativos, essa tecnologia permite que os funcionários vivenciem cenários realistas e desafios específicos de sua área de atuação. Seja no setor industrial, de saúde, financeiro ou em qualquer outro, as simulações em RV com IA oferecem uma abordagem prática e segura para o desenvolvimento de habilidades

Pequenas, médias e grandes empresas podem aproveitar as vantagens dos treinamentos tecnológicos. Esse tipo de capacitação pode facilitar a colaboração e comunicação entre equipes virtuais por meio de simulações que reproduzem ambientes de trabalho remotos. Ainda, acelera o processo de integração de novos colaboradores, ao permitir que se familiarizem com a cultura da empresa, procedimentos operacionais e práticas de segurança.

Para Felipe Coimbra, CEO da Nexus, além de ser uma ferramenta educacional, as simulações de treinamento representam um investimento estratégico no desenvolvimento humano e no sucesso organizacional. “Ao permitir que os colaboradores pratiquem habilidades em um ambiente controlado e virtual, as empresas estão aprimorando as equipes e preparando-as para enfrentar desafios do mundo real”, finaliza.