77 views 6 mins

Como aplicar recursos tecnológicos para modernizar os negócios

em Destaques
segunda-feira, 24 de maio de 2021

O ecossistema de inovação toma conta do mercado corporativo. A necessidade de se reinventar e descobrir novos mecanismos para passar por uma forte transformação digital ficou cada vez mais latente e, até os setores e companhias mais tradicionais e consolidados se viram diante da iminente adaptação.

Não por coincidência, de acordo com um levantamento realizado pela The Economist Intelligence Unit a pedido da Microsoft, a pandemia acelerou a digitalização de mais de 70% das empresas. De acordo com Fábio Freire, CEO e cofundador da FindUP, startup do ramo de TI, a tendência, a partir de agora, é que todas as marcas se tornem empresas de tecnologia em um futuro próximo.

“O mundo está cada vez mais conectado e é possível ver que, pouco a pouco, as barreiras que alguns segmentos tinham ante ao ambiente digital estão sucumbindo. Isso porque é nítida a diferença positiva que a tecnologia traz aos modelos de negócios, tornando todo o processo muito mais dinâmico, rápido e assertivo, independentemente da área de atuação.

Com isso, a tendência é que a convergência entre o mercado tradicional e o chamado ecossistema de inovação siga a passos largos e a conectividade faça parte do cotidiano de todos de forma mais ativa”. Muito mais do que trazer novas ferramentas, o ecossistema de inovação e as empresas de tecnologia também possuem um DNA que sempre mira para o novo, seja para o modelo de negócios em si quanto para a cultura organizacional que pode ser replicado em outros mercados.

Com o intuito de somar esforços e mostrar que até mesmo as companhias e empreendedores “velhos de guerra” também têm muito o que aprender com esse novo mercado, o fundador da FindUP elencou algumas dicas e lições de ouro para a inovação.

. O espírito colaborativo: se há 30 ou 40 anos era comum identificar a figura do “chefe” e que cada um tem um papel definido dentro de uma caixa nas empresas, hoje a visão é diferente. Não há dúvidas que é necessário, sim, tem uma hierarquia para manter um bom andamento das atividades, mas muito mais do que ter uma visão top-down dos colaboradores, é importante incentivar a sinergia entre os times e, mais que isso, arregaçar as mangas na hora que for necessário.

. A tecnologia é muito mais que o uso de softwares e uma boa internet: as ferramentas tecnológicas, muito mais que facilitadoras para trazer mais agilidade nos negócios, também podem ser fundamentais para as tomadas de decisões. Graças às inovações e tecnologias como Machine Learning e Big Data, por exemplo, é possível otimizar processos com robôs e analisar dados para ter um modelo mais estratégico.

Um bom exemplo disso é o que chamamos de análise preditiva, em que se estuda os dados coletados para entender comportamentos e padrões, a fim de se antecipar a possíveis problemas e identificar oportunidades para a criação de novos serviços, tornando o trabalho muito mais assertivo e atraente ao público-alvo.

. Modelo de trabalho mais humanizado: como dito acima, o modelo top-down tem caído por terra. Para além de um trabalho com mais sinergia, também é de suma importância voltar o olhar para os colaboradores das empresas e trazer uma cultura organizacional mais humana e empática, a fim de ter mais engajamento e fazer com que os funcionários realmente vistam a camisa da empresa.

Por isso, é bacana investir em novas políticas de trabalho, fornecer um ambiente acolhedor e confortável e não se prender a meras formalidades, focando sempre no bem-estar do time. Uma equipe feliz em seu trabalho, é uma equipe que rende, que traz soluções e que deseja crescer junto com a sua companhia.

. Quem não erra, perde a chance de acertar: mexer em time que está ganhando nem sempre é um pecado. Toda a parte da inovação pede uma chance ao risco de falhar, para que possa dar dois passos para trás, estudar, arriscar e, enfim, dar quatro passos para a frente. Sim, um modelo de negócios consolidado e com uma fórmula pronta muitas vezes não tem o que perder, mas saiba que sempre tem o que ganhar.

E, se tem algo que a pandemia ensinou, é que, às vezes, manter-se no já conhecido nem sempre casa com as necessidades novas que a sociedade demanda. Por isso, não tenha medo de investir em algo diferente, de arriscar e de buscar parcerias e ideias que saiam da zona de conforto, pois as chances de sucesso, ainda que sejam para médio e longo prazo, são palpáveis. – Fonte e outras informações: (www.findup.com.br).