61 views 4 mins

Com retorno aos escritórios, complexo empresarial registra aumento de 82% na circulação de pessoas

em Destaques
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Instituído durante a pandemia como o novo modelo de trabalho, o home office, também conhecido como trabalho remoto, foi uma grande aposta do mundo corporativo, sendo que algumas empresas, inclusive, chegaram a anunciar o fim de seus escritórios. Porém, o movimento segue perdendo força no mercado, visto que o retorno ao escritório está sendo cada vez mais requisitado por empresas.

No complexo empresarial E-business Park, localizado na Lapa, São Paulo, a circulação de pessoas aumentou 82% nos meses de setembro, outubro e novembro de 2023 quando comparado com o mesmo período em 2020, ponto alto da pandemia, quando diversas companhias adotaram o modelo de trabalho remoto.

Entre os principais motivos para a volta presencial aos escritórios, destacam-se a importância da interação social e a troca de ideias proporcionadas pelo ambiente de trabalho presencial. Além disso, pontos como a produtividade e foco são levantados como benefícios de se estar no escritório, visto que em casa pode haver distrações domésticas.

Diariamente, cerca de 10.000 pessoas passam diariamente pelo complexo que reúne escritórios de empresas como Nokia, GE, Lenovo, Teleperformance, EDP e estúdios Mauricio de Sousa. Com formato campus, o complexo se destaca por concentrar 30 escritórios de empresas nacionais e multinacionais de diversas áreas em 160 mil m² de área total em condomínio fechado.

“Constatamos uma forte tendência de retorno ao modelo presencial, sendo que algumas empresas localizadas no complexo já voltaram 100% ao escritório. As interações diárias e a socialização presencial se tornaram um ponto fundamental para as companhias, tendo em vista o isolamento social causado nos últimos anos pela pandemia. As pessoas se sentem mais seguras e acolhidas e têm a vantagem de equilibrar o lado pessoal e profissional por conta da infraestrutura inovadora que é oferecida”, afirma Sidney Angulo, diretor do E-business Park.

A falta de interação social dos últimos anos reforça o retorno aos escritórios, pois possuem influência direta na saúde mental dos colaboradores. A volta ao formato presencial é vista por algumas empresas como uma medida para combater o sentimento de solidão e promover o bem-estar emocional.

Muitas empresas estão adotando modelos híbridos, que combinam o trabalho presencial e remoto, para oferecer flexibilidade aos colaboradores. Além disso, cresceu a busca por espaços que ofereçam benefícios e serviços, que tornam a experiência de trabalho mais agradável e fogem do tradicional modelo de trabalho.

Para a gerente do E-business Park, Renata Hirata, a infraestrutura completa oferecida é um dos destaques para os frequentadores do complexo, que está expandindo as áreas de convivência em 2024 e realiza frequentemente ações sociais para engajar os colaboradores das empresas locatárias e angariar doações em apoio a instituições beneficentes.

“O retorno ao trabalho presencial também apresenta oportunidades. A interação face a face pode fortalecer o senso de comunidade entre membros da equipe, promovendo um ambiente mais dinâmico e criativo. Pensando nisso, constantemente realizamos obras de modernização para oferecer mais conforto aos frequentadores.

Estamos retomando, por exemplo, o nosso projeto de retrofit em seis prédios, que vão receber fachadas reformadas e iluminadas”, explica. Com funcionamento 24 horas por dia, o complexo conta com restaurantes, lojas de serviços como farmácia, agência bancária, supermercado, cabeleireiro e lava-rápido, além de áreas verdes, com mais de 2.000 árvores catalogadas. – Fonte: (https://www.ebpark.com.br).