96 views 2 mins

Colegas de Moro defendem independência de Teori

em Destaques
quinta-feira, 24 de março de 2016

Os colegas do juiz federal Sérgio Moro saíram em defesa do ministro Teori Zavascki, do STF. Em nota pública, a Associação dos Juízes Federais destaca que “da mesma forma que defende a independência de Moro também se posiciona pela defesa da independência do ministro Teori Zavascki”.

A entidade repudiou as “ameaças e intimidações” que o ministro vem sofrendo desde que tirou das mãos do juiz da Lava Jato a investigação sobre o ex-presidente Lula.
“Uma Justiça sem temor é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito”, assinala a nota, subscrita pelo juiz federal Antônio César Bochenek, presidente da Associação dos Juízes Federais. Teori determinou a Moro que remetesse a ele os autos da investigação que cita Lula – alvo da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato. Essa investigação mira o sítio Santa Bárbara, em Atibaia, que seria do ex-presidente, o que é negado veementemente por sua defesa. Também estão sob investigação o Instituto Lula e a LILS Palestras e Eventos, de Lula.
A decisão de Teori provocou imediata reação nas redes sociais e de grupos que se opõem à medida. Desde o início da Lava Jato, a entidade dos magistrados federais vem se empenhando na defesa da independência do juiz Moro, sempre que ele é hostilizado por investigados, políticos e defensores. Agora, a Associação sai em defesa da independência de Teori. “A Ajufe reafirma que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente”, diz a nota pública dos juí­zes federais. “Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente motivados no ordenamento jurídico”, finaliza o texto (AE).