105 views 3 mins

Cinco tendências para o varejo online em 2024

em Destaques
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Em 2023, as pequenas e médias empresas comprovaram que o varejo online conquistou ainda mais espaço na escolha de compra dos consumidores. O faturamento chegou a R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação a 2022. Para garantir uma fatia desse mercado em 2024, os empreendedores devem ficar de olho nas tendências do comércio digital.

A especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop – selecionou cinco ferramentas e estratégias para este ano.
“O varejo online tem muitas possibilidades de crescimento e, assim como todo universo da tecnologia, muda constantemente.

O empreendedor precisa estar atento a essas alterações no comportamento do consumidor e colocar em prática toda inovação ou tendência que estejam em linha com seus objetivos e plano de negócio para este ano”, comenta Babi. Confira as tendências selecionadas pela especialista para o varejo online:

1- Vídeos na própria loja virtual: já é possível inserir o formato diretamente nas plataformas de e-commerce, por meio de plugins, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e permitir a visualização muito mais detalhada dos produtos ofertados.

2- Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR): o aumento da adoção de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para aprimorar a experiência de compras on-line são tendências no momento.

“As realidades virtual ou aumentada, apesar de já vistas em 2023, têm muito potencial para crescimento, especialmente para o setor de moda, pois possibilitam mais segurança para o consumidor escolher peças sem provar, por exemplo.”

3- Maior uso de inteligência artificial (IA): para personalizar recomendações de produtos, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar a gestão do próprio negócio, o uso de ferramentas de IA está entre as principais estratégias para quem deseja se destacar nas vendas. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI estão entre as indicações da especialista.

4- Expansão do Social Commerce: as vendas geradas pelo direcionamento de redes sociais para a loja virtual cresceram mais de 240% somente em 2023. “A divulgação pelo Instagram, TikTok e WhatsApp é uma forte estratégia de conversão, e os lojistas podem se beneficiar com os links direcionados para a loja virtual ou até mesmo live-commerce, facilitando o acesso do cliente à finalização da compra e engajar oferecendo conteúdos relevantes”.

5- Novos métodos de pagamento: o surgimento de novos métodos de pagamento, como criptomoedas e autenticação biométrica, possibilitam tornar as transações on-line mais seguras e convenientes.

Além das dicas de estratégias, a Nuvemshop, em parceria com o Ecommerce na Prática, promoverá um treinamento online gratuito para empreendedores que aspiram se desenvolver no mercado digital. – Fonte: (https://site.nuvemshop.com.br/nuvemshop-na-pratica).