O ano de 2023 promete ser mais um período de muitos avanços e inovações para o setor de logística e é notório que a implantação de novas tecnologias deixam os negócios modernos e mais ágeis. Exemplo disso foi o crescimento do setor durante a pandemia.
De acordo com pesquisas divulgadas pela Empresa de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria (Kantar), o Brasil foi o país da América Latina que mais desenvolveu o setor de logística, tendo um crescimento de cerca de 30%.
De acordo com Marcel Alessi Soccol, diretor da Datafrete, empresa com foco no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes embarcador, esse aumento em 30% se deu principalmente pela adoção do e-commerce como canal de venda pelas empresas e de consumo pelas pessoas.
“As vendas através do digital apresentaram um crescimento exponencial nos últimos anos e, consequentemente, aumentaram as exigências deste consumidor. A logística é um setor que representa grande parte da responsabilidade na satisfação e fidelização do cliente, pois é ela quem garantirá a entrega do produto íntegro e dentro do prazo comprado pelo cliente, gerando uma experiência de compra positiva”, aponta Soccol.
Segundo um estudo da SmartNet, o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, em comparação com o período pré-pandemia. No mercado global, a expectativa é que haja uma movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias em 2023, de acordo com pesquisa da Transparency Market Research.
Algumas tendências presentes no exterior já estão se tornando realidade no Brasil e tendem a expandir de forma ainda mais rápida em 2023. Marcel Alessi Soccol aponta cinco principais principais tendências mundiais em logísticas para 2023, confira:
- – Software As a Service – Com toda a expansão em relação ao setor de logística, o International Data Corporation, prevê que 25% das organizações utilizarão plataformas de ecossistema independentes habilitadas para SaaS, ou seja, Software As a Service, o que trará mais eficiência no envio de cargas e redução de custos.
- – Internet das Coisas, Planejamento e Controle de Produção – Cada vez mais as empresas estão buscando tecnologias que possibilitem integrar e automatizar suas operações, pois perceberam que elas geram redução de custos e ganho operacional.
’A adoção de tecnologias de automação e que permitem implantar gestão aos processos fazem com que as empresas reduzam suas receitas sem a necessidade de escalar suas despesas na mesma proporção’, reforça Soccol.
- – Maior representatividade feminina – Segundo a plataforma de recrutamento Gupy, somente em 2020 houve uma alta de 229% de contratação de mulheres na área de logística. A previsão para 2023, é que esse número cresça ainda mais, principalmente no segmento de transporte.
- – Logística Verde – A preservação do meio ambiente também se tornou algo essencial para a área da logística em 2023. Uma forte tendência é a Logística Verde ou eco-logística, que tem como objetivo redesenhar os processos logísticos de forma com que seja possível reduzir o impacto da indústria no meio ambiente, concentrando todas as áreas da logística, do armazenamento até a distribuição e o transporte.
- – Entrega rápida – Cada vez mais as empresas buscam otimizar seu processo logístico de modo que possam encurtar o tempo de entrega do produto para o consumidor final. Para isso, recorrem à tecnologias de automação, como por exemplo armazém robotizado e entrega por drones.
Marcel Soccol reforça: “Algumas tecnologias adotadas para otimizar as entregas ainda enfrentam desafios, como: infraestrutura, restrição de tamanho, restrição de peso, segurança e até mesmo legislação”. – Fonte e mais informações: (https://www.datafrete.com/).