80 views 5 mins

Cinco motivos para adotar gestão de dados na sua empresa

em Destaques
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Com o mundo corporativo em constante evolução, cada vez mais competitivo e com o crescimento da transformação digital, a gestão de dados tornou-se uma das preocupações das empresas atualmente, já que as rápidas e constantes mudanças tecnológicas exigem métodos de segurança mais eficazes.

Pensando nisso, a gestão de dados é indispensável na eficiência e no maior alcance de resultados satisfatórios de uma empresa. Afinal, é por meio dela que ocorre a análise dos processos e identificação dos pontos de melhoria necessários para otimizar o trabalho.

“A gestão de dados consiste na identificação, na captura, no armazenamento, no processamento, no acesso, no uso e na manipulação dos dados para o negócio. Ela nada mais é do que a administração da fonte de informações que são usadas no dia a dia de uma empresa, é ela que torna a gestão da informação possível”, explica Carlos Eduardo, diretor da EXCELbr, um dos líderes globais em soluções para gestão do abastecimento de combustíveis e calibradores de pneus.

Nesse sentido, o sistema se aplica a gestão de frotas, tornando a administração e o controle da frota mais eficiente, desde os aspectos mais operacionais, como o consumo de combustível, até os mais estratégicos, como o planejamento de rotas.

“Além disso, não podemos deixar de citar a segurança que o gestor de frotas tem para aplicar as mudanças necessárias. Com o devido conhecimento, ele pode fazer alterações sem correr o risco de prejudicar a qualidade dos serviços prestados”, cita Carlos.

O especialista enumera cinco benefícios em adquirir gestão de dados em empresas. Confira:

  1. – Plano de ações mais eficazes – Com informações relevantes acerca dos processos, os gestores podem definir planos de ação ainda mais condizentes com a realidade e as necessidades do negócio. Assim, os planos de ação passam a ser mais bem direcionados e, consequentemente, mais eficazes.
  2. – Acompanhamento de indicadores de desempenho – Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, são uma excelente ferramenta de gestão. Com eles, consegue-se analisar, de forma objetiva, o desempenho dos mais variados processos. A partir daí, eles norteiam o gestor nos processos decisórios, seja para corrigir, seja para otimizar os fluxos de trabalho em toda a empresa.
  3. – Melhor monitoramento das mudanças – Além de ajudar a entender o desempenho dos processos, os dados utilizados para construir os KPIs também servem de termômetro para avaliar a eficácia das mudanças implementadas ao longo do tempo. Como consequência, consegue-se realizar mais testes para entender quais ações funcionam melhor para a operação e quais podem ser descartadas.
  4. – Tomada de decisões mais acertadas – Geralmente, quando se toma uma decisão baseada em fatos, maiores são as chances dela ser bem-sucedida. Isso acontece quando se tem um investimento em uma boa gestão de dados.

O gestor passa a ter uma base bem mais sólida, centralizada e confiável para orientar suas decisões, o que é mais fácil do que quando se tem informações espalhadas e sem qualquer tipo de integração. Sendo assim, ela ajuda gestores a tomarem decisões cada vez mais acertadas para o negócio.

  1. – Maior conhecimento sobre o negócio como um todo – Ao identificar quais oportunidades devem ser aproveitadas, bem como os pontos de atenção que devem ser acompanhados, e ao criar uma estratégia eficaz, pode-se transformar a empresa e torná-la ainda mais competitiva no mercado.

Com isso, vale a pena reforçar que a gestão de dados é muito importante para controlar o ambiente interno, mas ela também pode ser muito útil na hora de monitorar o mercado e os principais players que atuam nele. – Fonte e mais informações: (https://www.excelbr.com.br).