69 views 4 mins

Cinco dicas para promover a transformação digital nas organizações

em Destaques
quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Em maior ou menor velocidade, organizações em todos os países passam por uma transformação digital que está alterando radicalmente a maneira como realizam seus negócios. Leandro Rodriguez, vice-presidente para a América Latina da Alteryx e especialista em automação de processos de negócios, afirma que as empresas que utilizam a análise de dados no início de sua jornada de transformação ganham uma vantagem competitiva porque as mudanças são perceptíveis e têm impacto.

Se um processo foi realmente transformado, você normalmente não consegue mais reconhecê-lo. Por exemplo, em uma cidade grande costumávamos ficar no meio-fio e levantar o braço para chamar um táxi; agora usamos um aplicativo baseado em dados que facilita a localização, forma de pagamento e preferências de rotas. O processo é diferente e a mudança é transformadora. Rodriguez enumera as cinco principais dicas para impulsionar a transformação digital das empresas:

Dica 1 – Democratize a análise dos dados: utilize uma plataforma acessível e centralizada, para que a análise de dados se torne um ativo de informações para as diferentes áreas da companhia. Os funcionários devem ter acesso aos dados necessários e estar capacitados a usar as ferramentas disponíveis, sem depender de cientistas de dados altamente treinados.

Dica 2 – Eduque e treine seus funcionários: somente quando as empresas capacitam sua força de trabalho a propor mudanças no negócio é que suas iniciativas de transformação digital produzirão resultados. Se os trabalhadores contarem com as tecnologias certas e tiverem facilidade para usá-las, combinadas com o acesso aos dados, a magia pode acontecer.

Dica 3 – As organizações só alcançam uma transformação eficaz orientada por dados quando promovem uma cultura analítica. Isto significa envolver todas as pessoas da empresa na mesma jornada, ou seja, democratizando o acesso aos dados e disponibilizando uma plataforma centralizada de análise para que qualquer funcionário possa resolver desafios complexos com a ajuda das informações que são geradas a todo momento pelo próprio negócio.

Dica 4 – Invista em seu ecossistema de dados: utilize tempo e recursos para limpar seus dados e desenhar novos processos para coletar as informações corretas e gerar insights que possam ser colocados em prática.

Dica 5 – Encontre um problema para resolver: considere quais processos são menos eficazes do que poderiam ser e como uma transformação liderada pela análise de dados poderia trazer benefícios ao negócio. São as pessoas mais próximas ao processo que sabem onde estão os problemas e podem colher insights críticos para impulsionar a mudança.

Rodriguez diz que muitas organizações ainda associam erroneamente a transformação digital puramente à tecnologia de automação. Na realidade, somente quando as pessoas responsáveis pelo processo estão abertas a mudá-lo é que a mudança real acontece e o retorno sobre o investimento é incrementado. Embora as estratégias de transformação não sejam todas iguais, a unificação de dados, processos analíticos e pessoas com a tecnologia certa é o motor essencial para o sucesso da transformação.

Muitos processos foram transformados ao longo do tempo, tais como a linha de montagem e a prensa móvel de impressão, portanto não é de surpreender que as tecnologias analíticas agora estejam gerando impactos semelhantes na automação dos negócios. Fonte e mais informações (http://www.alteryx.com).