67 views 47 secs

Cientistas descobrem 3 novos planetas fora do Sistema Solar

em Destaques
terça-feira, 30 de julho de 2019

Um grupo de cientistas, com a ajuda do satélite Tess, “caçador de planetas” da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), descobriu três novos planetas considerados os menores já encontrados fora do Sistema Solar.

O novo trio de planetas se encontra no sistema que recebeu o nome “TOI-2070”. A descoberta foi publicada na revista Nature Astronomy na segunda-feira (29).
Um dos corpos celestes é parecido com a Terra, com uma superfície rochosa, e foi batizado como planeta “B”. Já os outros dois, chamados de planetas “C” e “D”, têm metade do tamanho de Netuno. Todos eles estão entre os menores planetas e mais próximos do Sistema Solar já identificados. O estudo ainda revela que o trio está localizado a 73 anos-luz de distância. Os pesquisadores não excluem a possibilidade de que o sistema também possa hospedar outros planetas mais distantes e “habitáveis”.
“O TOI-270 é uma verdadeira Disneylândia para a ciência de exoplanetas e um dos principais sistemas já descobertos pelo Tess”, afirmou Günther. Segundo os cientistas, isso permitirá que futuras observações, como as programadas para 2020 com o telescópio espacial James Webb, da Nasa, investiguem facilmente as várias propriedades dos três planetas, como a massa e a composição atmosférica (ANSA).