71 views 2 mins

Cartão de débito supera o cartão de crédito desde 2013, diz diretor do BC

em Destaques
quarta-feira, 09 de março de 2016

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Mendes, disse que o cartão de débito supera o de crédito desde 2013.

“O instrumento eletrônico de pagamento tem um potencial gigantesco num País em que a inclusão é um grande desafio”, disse em palestra no Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento (Cmep) realizado ontem (9), em São Paulo.
Mendes citou que os meios eletrônicos de pagamento vêm crescendo, o que, além de aumentar a segurança e eficiência, também traz redução de custos para o governo. “Imprimir dinheiro é caro, há uma dificuldade orçamentária para fazer dinheiro. É muito caro tratar o meio circulante”, destacou. O diretor do BC disse que esse tema tem um futuro bastante promissor e que, dessa forma, o BC está “apoiando sempre a redução do uso de dinheiro”.
O trabalho de regulação no mercado de meios de pagamento tende a caminhar no sentido de incentivar a competição e o modelo de adquirência aberta, declarou Aldo Mendes. Ele afirmou que o Banco Central trabalha com diretivas no sentido de que é importante aumentar a competição. “Entendemos que o ganho maior está por meio da promoção da competição e não por regulação de preço, por isso acreditamos que tendemos a caminhar para um modelo de adquirência aberta”, acrescentou.
A captura de todo tipo de bandeira nas “maquininhas” (POS, na sigla em inglês) já tem sido implementada por meio do chamado projeto “multivan”. Em dezembro já existiam mais de 200 mil estabelecimentos comerciais que aceitavam as diferentes bandeiras de cartões numa mesma máquina. De acordo com Mendes, o Banco Central tem trabalhado para incentivar esses arranjos abertos via sistema de multivan “para que se possa trabalhar com mais de um adquirente e para que o prestador de serviços possa ter opções” (AE).