83 views 57 secs

Capital paulista confirma três casos de vírus Zika

em Destaques
quarta-feira, 06 de janeiro de 2016

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou três casos importados de vírus Zika, neste ano, na cidade de São Paulo.

Desses, um caso de paciente procedente do estado da Bahia e os outros dois com históricos de viagens para áreas de riscos. Até o momento, nenhum caso autóctone de vírus Zika foi registrado na Capital. Com relação aos casos de microcefalia associada à infecção pelo Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, foram notificados quatro casos suspeitos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os seis casos são de bebês nascidos nas cidades de Campinas, Guarulhos, Mogi-Guaçu, Ribeirão Preto, São Paulo e Sumaré. No caso de São Paulo a gestante tem histórico de viagem à Região Nordeste. Ela chegou a São Paulo com 37 semanas de gestação. Os demais casos estão sendo tratados, no momento, como autóctones.
Todos preenchem os requisitos clínicos necessários para definição de caso ligado a infecção pelo vírus Zika: as gestantes apresentaram manchas avermelhadas pelo corpo durante a gestação e tiveram exames negativos para rubéola, toxoplasmose, sífilis, herpes e citomegalovírus. “Em quatro dos seis casos os resultados de tomografia computadorizada mostraram presença de calcificação no cérebro dos bebês, o que pode sugerir infecção pelo Zika”, informou a Secretaria (ABr).