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Capacidades de Watson para ajudar empresas a construírem IA confiável

em Destaques
segunda-feira, 03 de maio de 2021

A IBM anunciou novas capacidades para o IBM Watson desenvolvidas para ajudar as empresas a construírem uma IA confiável. Essas capacidades expandem ainda mais as ferramentas do Watson desenhadas para ajudar as empresas a governar e explicar decisões baseadas em IA, aumentando a precisão dos insights, minimizando riscos e atendendo os requerimentos de privacidade e conformidade.

Uma pesquisa autorizada pela IBM encontrou que a confiança, transparência e explicabilidade são as principais preocupações das empresas: 84% dos profissionais de IA entrevistados concordam que os consumidores são mais propensos a escolherem serviços de companhias que ofereçam transparência e uma estrutura ética na forma com a qual os dados e modelos de IA são construídos, gerenciados e usados.

Entretanto, as barreiras para o desenvolvimento de uma IA confiável e a mitigação de riscos permanecem generalizadas, com 82% dos profissionais de IA entrevistados dizendo que suas organizações foram impactadas negativamente por problemas, como vieses, com dados ou modelos de IA.

Para ajudar as empresas a superar esses desafios, a IBM está continuamente trazendo novas capacidades para seus produtos de Watson que são projetadas para construir confiança em todas as principais fases do ciclo de vida da IA e para ajudar as empresas a alcançarem uma melhor confiança em resultados impulsionados por IA. Essas novas capacidades anunciadas hoje incluem:

• Novas capacidades de gerenciamento da privacidade de dados – O IBM OpenPages with Watson agora inclui um novo módulo de Gerenciamento da Privacidade dos Dados desenhado para ajudar as empresas a solucionarem desafios para a evolução da privacidade de dados. Ao se integrar com o Watson Knowledge Catalog, o IBM OpenPages agora pode fornecer às empresas uma visão holística quase em tempo real de como os dados privados estão sendo usados por toda a organização, de aplicações a modelos de IA.

Como novos regulamentos de privacidade sendo decretados ao redor do mundo, as empresas precisam ser capazes de explicar como eles fazem uso de dados pessoais. Essa nova capacidade é projetada para ajudar a automatizar o relatório de informação pessoalmente identificável (personally identifiable information – PII) a fim de melhorar a precisão e reduzir o tempo de auditoria.

• Melhores explicações para previsões de planejamento – O IBM Planning Analytics with Watson incluirá uma página com detalhes estatísticos, desenhada para fornecer fatos mais transparentes e fáceis de entender sobre como uma previsão de predição foi gerada.

À medida que mais empresas mudam para recursos de previsão preditiva para fortalecer seus planos financeiros, de vendas e de suprimentos, elas requerem transparência nos modelos e dados utilizados para gerar as previsões. Essas novas características devem estar disponíveis no segundo trimestre para proporcionar aos usuários informações mais granulares, assim como uma maior explicação e responsabilidade em suas previsões.

• Novas capacidades de Federated Learning – Agora o IBM Watson Studio inclui novas capacidades de federated learning como uma antecipação tecnológica para ajudar as empresas a aplicarem técnicas de machine learning em situações nas quais os dados não podem ou não devem ser movidos devido a razões como privacidade de dados, sigilo, conformidade regulatória ou simplesmente o tamanho dos dados envolvidos. Com o IBM Watson Studio, as empresas poderão treinar os modelos de IA em fontes de dados previamente isoladas.

• Novas capacidades de Time Series – O IBM Watson Studio agora inclui capacidades Time Series, em beta, projetadas para enfrentar os desafios de automatização, análise e previsões de dados de time series comumente vistos em muitas indústrias, como finanças, manufatura e varejo. As novas capacidades são projetadas para ajudar as empresas a desenvolver modelos que preveem os futuros valores de um time series baseados em dados ou recursos passados.

Time Series no IBM Watson Studio são projetados para alcançar uma precisão através de uma variedade de conjunto de dados que envolvam uma só variável independente – incluindo dados como registro de chamadas telefônicas, dados meteorológicos, tempo de viagem, vendas no varejo, volume de produção e aumento na precisão do insight.

“A IA é tão útil quanto a sua confiança nela. Especialmente nos negócios e quando as apostas são altas”, disse Daniel Hernandez, Gerente Geral de Data and IA da IBM. “O IBM Watson continua entregando novas capacidades críticas para ajudar os negócios a construírem confiança em cada passo do ciclo de vida da IA, para que os líderes dos negócios possam operacionalizar a IA com segurança em toda a nuvem híbrida”, completa.
Marcas líderes globais estão usando o IBM Watson Studio para gerar confiança em seus fluxos de trabalho.

A Deutsche Lufthansa AG, maior linha aérea da Alemanha, está usando o IBM Watson Studio para fornecer dados confiáveis e uma base de IA para melhorar a experiência dos clientes e capacitar melhor seus funcionários enquanto alcançam uma excelência operacional. A IBM está colhendo inovações continuamente de IBM Research para dar às empresas ferramentas, soluções, práticas e habilidades para administrar com responsabilidade a IA, incluindo a metodologia recém-anunciada AI Factsheets, que será comercializada dentro do Watson Studio no Cloud Pak for Data ao longo de 2021.

O Factsheets complementa outras soluções existentes, como o IBM Watson OpenScale, IBM Watson Knowledge Catalog e o IBM Watson Machine Learning para proporcionar aos clientes capacidades de governança e de gerenciamento de ciclo de vida de IA de ponta a ponta. Essa notícia se baseia em um comprometimento de longa data da IBM com a ética e a administração responsável da IA.

Além disso, para aplicar os Princípios de Confiança e Transparência através de todo o escopo de operações globais, a IBM recentemente juntou forças com o Fórum Econômico Mundial e a Fundação Patrick J.McGovern para o lançamento do Global AI Action Alliance com foco em guiar as políticas responsáveis, práticas e parcerias necessárias para garantir a cooperação global no projeto, desenvolvimento e uso da IA.

O Watson é uma tecnologia de IA da IBM para empresas, que ajuda as organizações a preverem melhor e moldarem resultados futuros, além de automatizar processos complexos e otimizar o tempo dos funcionários. O Watson evoluiu de um projeto do IBM Research à experimentação e a um conjunto aberto e em escala de produtos que podem ser executados em qualquer lugar.

Com mais de 40000 clientes engajados, o Watson está sendo aplicado por marcas líderes globais em uma variedade de indústrias para transformar a forma que as pessoas trabalham. Para saber mais, visite: (http://www.ibm.com/watson).