85 views 2 mins

Cabe ao BNDES financiar projetos com retorno social

em Destaques
quarta-feira, 01 de junho de 2016

A nova presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, prometeu fazer o possível e o impossível para que a instituição tenha papel relevante na retomada do crescimento econômico e da geração de empregos.

Para ela, os recursos públicos, que constituem a base dos empréstimos do BNDES, devem ser aplicados em projetos que resultem em benefícios para a sociedade. Cabe ao banco financiar projetos cujos retornos sociais superem os retornos privados, afirmou.
Maria Sílvia lembrou que chegou ao BNDES em 1991 como assessora especial de desestatização do então presidente da instituição, Eduardo Modiano, tornando-se em seguida a primeira mulher a ocupar uma diretoria na casa. “Voltar agora, como primeira presidente em 64 anos de existência [do banco], me traz muito orgulho e alegria e ao mesmo tempo aumenta o meu senso de responsabilidade”, afirmou.
Ela disse acreditar que a atual crise econômica pode representar uma possibilidade para levar o país a um futuro melhor e ressaltou que o BNDES tem um importante papel a desempenhar nesse processo. A questão socioambiental deve permear todos os projetos, disse a nova presidente do BNDES, que defendeu também o fortalecimento do mercado privado de empréstimos de longo prazo. A área prioritária de financiamento será a infraestrutura. “O país precisa qualificar sua infraestrutura logística para acelerar o crescimento da economia”, afirmou. Outra área importante à qual ela pretende dar foco é a de energias alternativas (ABr).