76 views 30 secs

Bradesco prevê taxa média de desemprego de 11,8%

em Destaques
terça-feira, 15 de março de 2016

O mercado de trabalho continuará a apresentar “enfraquecimento” no Brasil em 2016, avalia o departamento econômico do Bradesco.

O banco acredita que a taxa média de desemprego ficará em 11,8% neste ano, mais de três pontos acima do patamar médio de 8,5% registrado em 2015. O IBGE divulgou ontem (15), que o desemprego do ano ficou em 8,5%, mas com tendência de alta, já que o indicador alcançou 9% no quarto trimestre.
“Esperamos continuidade do enfraquecimento do mercado de trabalho neste ano, ainda que em menor magnitude que o observado em 2015, como já sugerido pela menor redução de vagas formais em janeiro”, destacou o Bradesco em relatório elaborado após a divulgação da Pnad Contínua. Confirmada a estimativa do Bradesco para 2016, a taxa de desemprego no ano, segundo a instituição, seria equivalente a um patamar de 10,2% na Pesquisa Mensal de Emprego (PME).
O Bradesco destacou que a taxa de 9% apurada no quarto trimestre do ano ficou em linha com a expectativa do banco, e representa uma taxa de desocupação de 9,8% considerando os efeitos sazonais (AE).