81 views 2 mins

BNDES mantém serenidade em relação a economia

em Destaques
quinta-feira, 18 de maio de 2017

A presidente do BNDES, Maria Sílvia Bastos Marques, disse ontem (18), no Rio de Janeiro, após abrir o 29º Fórum Nacional, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), que não sabe ainda os rumos que a economia brasileira vai tomar depois dos últimos acontecimentos políticos, envolvendo a figura do presidente da República, Michel Temer.

Maria Sílvia afirmou que o momento “é de trabalhar ainda mais, com serenidade, e aguardar o que vai acontecer”.
Em relação à JBS, na qual a subsidiária do banco BNDES Participações (BNDESPAR) detém 21% do capital, Maria Sílvia não quis fazer comentários. Citou apenas que como se trata de uma participação acionária, sua valorização ou não depende da evolução do próprio mercado. “Tudo isso está sendo acompanhado com atenção, com a diligência que nós temos que acompanhar”. O banco é investigado pela PF por favorecimento à JBS. A Comissão de Apuração Interna criada no último dia 16 para avaliar todos os fatos relacionados às operações realizadas pelo Sistema BNDES com a empresa JBS, tem prazo previsto de 45 dias para apresentar resultados.
Maria Silvia anunciou que o Parque Olímpico do Rio, poderá ser incluído no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo federal, visando a estruturação de um projeto de parceria público privada (PPP). A decisão foi informada à presidente do BNDES pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani. Segundo ela, uma reunião sobre essa possibilidade ocorreu no banco esta semana e já existe material de uma concorrência feita na prefeitura que acabou não sendo finalizada.
A presidente do BNDES acredita que o processo será concluído em prazo relativamente curto (ABr).