102 views 6 mins

Blockchain melhora a eficiência das operações em até 28%

em Destaques
segunda-feira, 13 de março de 2023

A H3aven, provedora líder em soluções B2B em blockchain para a América Latina, acredita na tecnologia como aliada na construção de relações mais transparentes entre partes e na redução de custos de transações entre empresas.

Solução originalmente criada para possibilitar transferências em bitcoins, a blockchain posteriormente evoluiu para se tornar aplicável a uma série de eventos que exigem um banco de dados em rede de extrema segurança no compartilhamento de informações. Assim como outras invenções e inovações se tornaram um ponto de virada na história, a blockchain é, hoje, um avanço histórico para o registro transacional entre empresas.

Com soluções para problemas reais, promovendo relações auditáveis e oferecendo redução de custos e gastos, grandes empresas mundiais estão substituindo processos tradicionais por mecanismos de consenso, aplicações de governança lastreadas em blockchain, garantindo, assim, a segurança da informação e melhorando a eficiência de medições.

Para complementar o mecanismo de consenso, outra inovação tecnológica em projetos de blockchain capaz de trazer mais benefícios é a gestão inteligente de contratos, ferramenta que garante automação aos processos de medição, antecipando recebíveis por ganho de eficiência temporal, além de poder gerar economia de 2% a 8% pela diminuição de superfaturamento em contratos de fornecimento.

A combinação desses benefícios resulta em melhores fluxos, relatórios que permitem melhores tomadas de decisões, tratativas mais transparentes e redução de erros humanos. Essas soluções podem ser contratadas no modelo de software como serviço. Levantamentos do Projeto Proton (uma parceria entre a Forbes e a PwC) indicam que a tecnologia blockchain melhora a eficiência das operações em até 28% e reduzir o superfaturamento em pelo menos 1,5%, por meio de auditorias em tempo real.

Em termos absolutos, o valor de impulsionamento do PIB global na próxima década com a adoção do blockchain pode chegar a US$ 1,76 trilhão, segundo pesquisa da consultoria PwC. Graças aos seus produtos baseados em blockchain, a H3aven diminui o risco de imprecisões, com incremento da segurança institucional e a transformação do sistema de dados em um ambiente integrado e livre de manipulações.

Outros benefícios obtidos com a tecnologia são: a redução de riscos com a auditoria de processos em tempo real; segurança da Blockchain Pública; controle total sobre operações; validação e confiabilidade dos dados; consensos e acordos passo a passo da operação; e controle e automatização do inventário.

A solução desenvolvida pela H3aven opera numa interface (no-code) livre de código, de fácil utilização, e emprega contratos inteligentes numa rede segura de blockchain para personalizar os fluxos de aprovação e gerar relatórios que permitem uma melhor visibilidade dos contratos.

ESG – Em sintonia com as demandas de metas ambientais, de gestão e governança que ganham terreno no mundo, a H3aven possui uma abordagem ESGTech. “A partir da tecnologia, conseguimos auxiliar empresas a implementar práticas mais sustentáveis e socialmente mais responsáveis, garantindo conformidade regulatória para seus clientes, em um exemplo de como é possível combinar tecnologia e responsabilidade socioambiental”, esclarece João Henrique Costa, sócio-fundador da H3aven.

Sob essa visão, a tecnologia blockchain torna-se uma aliada para cumprir os requisitos do ESG, seja garantindo a rastreabilidade da supply chain, seja fornecendo estrutura para práticas anticorrupção, ou mesmo registrando de maneira transparente a origem e suporte dos créditos de carbono.

Todas essas frentes ligadas ao ESG podem se tornar realidade a partir de soluções desenvolvidas em blockchain. Independente da área de atuação do cliente, a H3aven ajuda na criação do plano de ação da empresa para implementar essas soluções.

“Permitir que os usuários realizem transações com a segurança e a transparência necessárias em seus negócios é a missão da H3aven. E ela está fundamentada na visão, compartilhada por todos na empresa, de que a tecnologia é a grande força transformadora do mundo”, completa Antonio Hoffert, sócio-fundador da H3aven. – Fonte: (https://h3aven.com/pt-br/).