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Black Friday: o que fazer para ter sucesso nas vendas online

em Destaques
segunda-feira, 11 de novembro de 2024

A Black Friday se aproxima e é hora das empresas se prepararem para maximizar suas vendas online, pois, as perspectivas para as vendas por e-commerce são animadoras. A ABComm estima para este ano um faturamento de R$ 7,93 bilhões – o que indica um crescimento de 10,18% em comparação ao ano anterior, quando o setor movimentou R$ 7,2 bilhões.

De acordo dados do Mercado Livre, este ano, as top cinco categorias nas quais os consumidores estão mais interessados em comprar são: Tecnologia (62%), grandes e pequenos eletrodomésticos (59%), roupas e calçados (58%), beleza (54%), móveis, decoração e casa (48%).

Pensando nisso, o especialista Rodrigo Garcia, da Petina Soluções em Negócios Digitais, listou cinco dicas essenciais que podem fazer toda a diferença para garantir uma participação bem-sucedida em uma das principais datas do varejo. Confira:

  1. – Monitore o mercado e os concorrentes – Antes da Black Friday, faça uma análise detalhada dos preços que a concorrência está praticando e do mercado em geral. Utilize ferramentas de monitoramento para entender as tendências de preços e ajustar suas ofertas de forma competitiva.

Essa pesquisa ajudará a garantir que suas promoções sejam atraentes e reais. Além disso, de acordo com uma normativa recente do Procon, para ganhar o selo de Black Friday, é necessário que o preço tenha sido o melhor dos últimos 60 dias, garantindo transparência nas promoções.

  1. – Fortaleça a reputação de seus produtos – A reputação é crucial no ambiente online. Invista em estratégias de marketing e comunicação que reforcem a confiança do consumidor. Responda a avaliações e feedbacks rapidamente, e garanta que seus produtos sejam vistos como confiáveis em plataformas de e-commerce e redes sociais.

Grande parte dos consumidores de vendas online não abre mão de uma boa avaliação do produto desejado. Fique atento e mantenha sempre suas avaliações atualizadas.

  1. – Revise políticas de cancelamento e devolução – Certifique-se de que suas políticas de cancelamento e devolução sejam claras e justas. Isso é especialmente importante durante a Black Friday, quando a taxa de compras impulsivas pode aumentar. É importante compreender as políticas específicas de cada marketplace, já que cada um estabelece suas próprias regras.

Por exemplo, no caso de devolução por arrependimento, alguns marketplaces seguem o prazo de 7 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), enquanto outros oferecem até 30 dias para devoluções.

  1. – Prepare-se para demandas elevadas – Garanta que sua infraestrutura esteja preparada para lidar com o aumento no tráfego e nas vendas. Revise seus sistemas de gerenciamento de estoque, logística e atendimento ao cliente, pois a ruptura de estoque é um dos principais motivos de perda de faturamento.

É fundamental entender que 20% dos produtos representam 80% do faturamento, portanto, não deixe faltar esses itens essenciais. Além disso, considere parcerias com marketplaces que possam ajudar a atender à demanda e otimizar a entrega. A estrutura oferecida por uma empresa em uma venda online é indispensável.

Um site que não permita ao comprador finalizar a compra de forma rápida e prática pode ser um grande obstáculo para quem deseja aumentar as vendas. Ofereça a melhor experiência possível, pois um processo de compra complicado pode gerar estresse desnecessário e afastar os clientes”, diz Garcia.

  1. – Análise dados das edições anteriores – Estude os dados de vendas e comportamento do consumidor das edições anteriores da Black Friday. Identifique quais produtos tiveram maior aceitação e quais estratégias de marketing foram mais eficazes. Usar todas essas informações para ajustar suas campanhas e maximizar suas vendas é o melhor caminho. – Fonte e mais informações: (https://petina.com.br/).