75 views 5 mins

Biometria de voz é arma contra golpes no WhatsApp

em Destaques
quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Marcelo Peixoto (*)

O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. De acordo com as métricas adotadas pela We Are Social e Meltwater, o aplicativo consolidou-se como a rede social mais amplamente utilizada em todo o Brasil no ano de 2023.

O estudo revela que 93,4% dos internautas brasileiros, com idades entre 16 e 64 anos, fazem uso do WhatsApp, representando um impressionante contingente de 169 milhões de usuários. Com isso, é natural que cada vez mais empresas ofereçam atendimento e outros serviços por esse aplicativo. Deste modo, é importante buscar continuamente torná-lo um ambiente seguro e confiável para seus usuários. Nesse contexto, as tecnologias antifraude ganham um papel de destaque.

Com a crescente popularidade do WhatsApp, os criminosos encontraram oportunidades para cometer fraudes de várias formas. Desde tentativas de phishing até clonagem de contas, os usuários enfrentam riscos significativos à sua segurança e privacidade. Isso se torna ainda mais crítico quando consideramos o uso do WhatsApp para atendimento ao cliente e transações financeiras.

Segundo um relatório da empresa russa de segurança digital Kaspersky, o Brasil liderou em 2022 o ranking de países mais afetados por golpes de phishing via WhatsApp, registrando 76 mil tentativas de fraude por meio de links falsos. O aplicativo concentrou a maioria esmagadora desses incidentes, com 82,71% dos links falsos bloqueados pela Kaspersky no país, seguido pelo Telegram com 14,12%, e o Viber com 3,17%.

De acordo com dados do Mobile Time, 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado em seus dispositivos móveis, enquanto o Telegram está presente em 60% dos aparelhos. No caso das empresas, é possível contar com algumas ferramentas que melhoram a segurança e oferecem um atendimento com mínima fricção. A biometria de voz, já utilizada em grande escala em países como os Estados Unidos e o México, é uma opção que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil.

A biometria de voz emerge como uma das soluções mais promissoras para combater fraudes no WhatsApp. Ela se destaca por sua capacidade de verificar a identidade do usuário de maneira transparente e conveniente, sem a necessidade de senhas ou códigos adicionais, integrada ao conceito de Sociedade 5.0. Esta tecnologia utiliza as características únicas da voz de um indivíduo, como tom, ritmo e entonação, para criar voice print exclusivo.

Quando um usuário solicita acesso a um serviço no WhatsApp, como atendimento ao cliente de uma instituição financeira, a biometria de voz pode verificar instantaneamente se a voz corresponde ao perfil cadastrado. Isso garante que apenas o usuário legítimo tenha acesso às informações e transações. Confira os principais benefícios da biometria de voz no WhatsApp:

  • Segurança aprimorada: A biometria de voz oferece um alto nível de segurança, pois compara centenas de características únicas na voz para autenticar os clientes .
  • Experiência do usuário aprimorada: Ao eliminar a necessidade de senhas e códigos de autenticação, a biometria de voz torna o processo de autenticação mais rápido e conveniente para os usuários.
  • Redução de fraudes: Com a implementação da biometria de voz, as tentativas de fraude no WhatsApp podem ser significativamente reduzidas, protegendo os usuários de atividades maliciosas.

A segurança no WhatsApp é uma prioridade, especialmente quando se trata de atendimento e transações. As tecnologias antifraude desempenham um papel fundamental na proteção dos usuários, e a biometria de voz surge como uma solução de autenticação com mínima fricção que oferece segurança e comodidade. Com sua implementação adequada, o WhatsApp pode continuar a ser uma plataforma confiável para seus bilhões de usuários em todo o mundo.

(*) – Formado em publicidade e propaganda na UniBH e pós em gerenciamento de projetos na PUC-MG, é CEO na Minds Digital (https://minds.digital).