92 views 56 secs

As operações de crédito do BNDES são transparentes

em Destaques
segunda-feira, 25 de maio de 2015
Operações

Operações

Brasília, 25 (AE) – O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que as operações de crédito da instituição são transparentes e defendeu que dados de empresas privadas sejam mantidos em sigilo.

Na última sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff vetou o trecho de uma medida provisória que determinava o fim do sigilo em todas as operações de crédito do banco.

“Uma coisa é transparência das operações de crédito no BNDES. Com uma pequena exceção, que a gente espera superar, todas as operações de crédito do BNDES são públicas”, disse Coutinho. “Outra coisa é o sigilo da empresa privada. Quando o banco analisa um projeto, a empresa privada fornece dados da sua intimidade financeira. O sigilo bancário está protegido por lei”, ressaltou.

O presidente do BNDES afirmou, durante palestra no Seminário sobre o Financiamento Internacional, ainda que o banco trabalha para, no curto prazo, aumentar a transparência e o volume de informações disponibilizadas sobre os projetos que recebem aportes a taxas de juros subsidiadas. Sobre as condições de financiamento e o porcentual de participação do BNDES nos novos projetos de concessão que serão anunciados no próximo mês, Coutinho disse que não pode adiantar as informações. “No momento do anúncio, as condições de financiamento serão divulgadas”, afirmou.