83 views 7 mins

As diferenças e vantagens da contabilidade digital, tradicional e híbrida

em Destaques
quinta-feira, 24 de junho de 2021

Difícil pensar em uma vida longe da tecnologia. A internet e os smartphones mudaram a nossa rotina e também promoveram mudanças no setor contábil.

A expansão tecnológica trouxe ao setor novos modelos de negócios e hoje existe três modelos principais de contabilidade: a digital, a tradicional e a híbrida. Especialistas da Express CTB, accountech de contabilidade, ajudam a entender melhor sobre cada uma.

. Contabilidade digital – A contabilidade digital baseia-se no uso de softwares e da internet para a realização das tarefas, automatizando serviços.
Além dessas ferramentas, em muitos casos, a contabilidade digital também pode usar a Inteligência Artificial e tem o contador como participante ativo, assumindo um papel estratégico na empresa.

Segundo João Esposito, CEO da Express CTB, “Dentro da contabilidade digital, as tarefas são realizadas em menos tempo, o que permite a prestação de serviços para um número maior de pessoas, além de facilitar o acesso aos dados”. Ainda, ressalta “O escritório pode funcionar de maneira mais rápida e barata, o que pode aumentar muito a longevidade do negócio”.

Para o cliente, não é preciso enviar malotes volumosos de documentos físicos, a comunicação com o contador é muito mais ágil e os processos são mais organizados. Todas as atividades são feitas com plataformas modernas e inteligentes, que podem ser acompanhadas pelos empresários, mas estão sob responsabilidade do contador.

. Diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online – Muitas pessoas podem confundir o conceito de contabilidade digital com a contabilidade online. Afinal, ambos trabalham com uma tecnologia bem atual e precisam da internet para atuar. No entanto, há diferenças entre as duas modalidades.

Na contabilidade online, as atividades são feitas pelo próprio empresário, em uma plataforma.

Nesse caso, a contabilidade é levada no estilo “faça você mesmo”, o que traz bastante autonomia ao dono do negócio, mas também aumenta a probabilidade de erros. “Um detalhe importante na hora de fazer a contabilidade é a atenção aos prazos e aos valores indicados corretamente. Por não ter muita prática com esse trabalho, o empresário pode cometer alguns deslizes nesse sentido, o que provoca sérios prejuízos ao negócio”, explica Marcos Ross, coordenador do departamento contábil da Express CTB.

A contabilidade digital também é baseada na tecnologia, porém os cuidados ficam sob responsabilidade do contador. O cliente pode aproveitar a plataforma para enviar documentos e obter relatórios, mas não precisa se preocupar com a apuração de impostos e o cumprimento de outras obrigações.

. Contabilidade tradicional – É o modelo mais conhecido e oferece uma prestação de serviço presencial. Ela requer a instalação de um escritório físico para que o cliente possa visitar o contador sempre que necessário. É nesse lugar em que as atividades são realizadas e onde ficam os documentos das empresas que o contador atende. Geralmente, os clientes precisam enviar as notas fiscais, contratos e outros papéis importantes para esse escritório e vice-versa.

“O contato entre cliente e contador é bem próximo, o que pode ser uma grande vantagem para quem valoriza os métodos mais antigos de atendimento e gosta de ter uma relação mais pessoal com os profissionais que ajudam a cuidar da empresa”, destaca Esposito, que completa “Também é uma opção interessante para quem não está familiarizado com a tecnologia e consegue trabalhar melhor de maneira analógica”.

A contabilidade tradicional tem processos mais morosos, o que pode afetar a produtividade e o atendimento ao cliente. Podendo provocar também atrasos no cumprimento das obrigações, acarretando multas e outros problemas para o cliente.

. Contabilidade híbrida – A contabilidade híbrida procura mesclar o melhor dos outros dois modelos ? tradicional e digital, facilitando a burocracia através da tecnologia. Nessa proposta, o contador executa parte dos serviços de forma digital, mas está disposto a atender ao cliente sempre que necessário, prestando uma consultoria e orientando os processos do negócio.

Esse contato pode ser feito por meio de ferramentas como Skype, Zoom e Google Meet. Assim, não é necessário que a empresa esteja na mesma cidade do escritório de contabilidade para que essas conversas aconteçam. De acordo com Marcos, “O modelo híbrido é muito interessante porque traz a rapidez e a digitalização necessária para um trabalho contábil eficiente, mas ao mesmo tempo mantém o profissional próximo ao cliente, estabelecendo uma parceria consistente e efetiva”.

Além disso, a contabilidade híbrida fornece as informações em tempo real, permitindo que o gestor cheque os dados e obtenha relatórios atualizados para a tomada de decisões. “Vale lembrar que toda empresa precisa de um contador para regularizar os processos. As que legalmente são dispensadas dessa obrigação ainda podem solicitar o apoio desse profissional como consultor, um trabalho importante para o sucesso do negócio” afirma o CEO. – Fonte e outras informações: (www.expressctb.com.br).