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As 5 mentiras sobre como ser um empreendedor de sucesso

em Destaques
terça-feira, 20 de outubro de 2020

Ser empreendedor é um sonho que passa pela cabeça de milhares de pessoas. A ideia de não precisar ter chefe, conquistar a independência financeira, ter sucesso em uma determinada trajetória, são vários os benefícios, mas vale lembrar que, para ter uma empresa de sucesso, é recomendável que o dono equilibre três perfis: o técnico, o administrador e o empreendedor.

O empresário e consultor Frederico Flores (*) – dono do perfil “O Real Empreendedor” no Instagram – recebe inúmeros questionamentos sobre o caminho para o sucesso. Ele, que aos 19 anos começou vendendo cursos de DJ no Mercado Livre e depois vendeu sua empresa para o próprio Mercado Livre por 36,5 milhões de reais.

Pensando nesse público e no objetivo de diversos brasileiros, Frederico desmistificou alguns mitos do empreendedorismo, as mentiras que contam aos futuros empresários sobre como atingir o sucesso.

. “Trabalhar 14 horas por dia” – De acordo com o empresário, trabalhar 14h por dia só te torna bem sucedido se você souber o que está fazendo. Trabalhar por trabalhar, apenas para cumprir o papel, qualquer um faz. É preciso ser produtivo, saber priorizar as coisas que são realmente importantes e delegar para outras pessoas aquilo que você não consegue ou não tem expertise para fazer. Estar sobrecarregado com coisas que não trazem resultado é muito mais prejudicial do que simplesmente não ter nada para fazer”.

. “Acordar às 5h” – Para e empreendedor, a produtividade tem muito mais a ver com as coisas que são feitas do que com o horário que se acorda. “Ao contrário de alguns colegas empreendedores, sinto que, ao acordar cedo, meu dia rende pouco, eu me desconcentro com mais facilidade ou produzo mais lentamente aquilo que faria em poucas horas. Isso sim seria um desperdício.

Não faz o menor sentido associar sucesso ao horário que as pessoas acordam. Minhas 14 horas de trabalho por dia valem a mesma coisa independente da hora que eu começo. Não caiam nessas de “o sucesso só́ existe para quem acorda cedo”, isso é balela. Se seu corpo funciona melhor às 5 da manhã̃, acorde mais cedo, se não, respeite seu corpo”, destaca.

. Só basta acreditar – O empresário evidencia que um sonho grande é primordial para que se saiba onde queira chegar e consiga traçar um plano prático para conseguir alcançá-lo. No entanto, sonhar sem agir não vai fazer você chegar muito longe. “O sonho deve servir de orientação, motivação e recordação constante daquilo que é importante para você. A partir dele é que a coisa realmente começa e é nesse momento que inicia a sua necessidade de fazer um esforço e partir para o trabalho.

Sem medo, sem receio, sem procrastinação. Simplesmente faça aquilo que você sabe que precisa fazer para ser um profissional melhor, um empresário mais bem sucedido ou um estudante mais dedicado. Só querer, realmente não basta.”, conclui.

. Fazer sacrifícios que os outros não estão dispostos a fazer – Esse conselho pode parecer surpreendente para alguns, mas para empreendedores de verdade, não é. “Sabemos do empenho e da dedicação necessária para ser o melhor naquilo que fazemos. Só quem sacrifica horas e horas de lazer, diversão e momentos de descontração para focar em trabalhos que nos amadurecem a longo prazo consegue entender que cada hora investida em preparação vale a pena”, afirma.

. “O tamanho do lucro depende do tamanho da oportunidade” – O raciocínio é lógico e faz bastante sentido, porém, deve ser jogado com sabedoria e longo prazo. “Ao atuar de forma agressiva, sacrificando suas margens, vendendo cada vez mais e mais barato, focando sempre em uma experiência incrível ao seu consumidor, você, automaticamente, “rouba” espaço dos seus concorrentes e vai capturando uma fatia que antes era deles. Logo, você cresce.

Com o tempo, essa estratégia pode ser tão poderosa, que ninguém mais conseguirá mais chegar em você. O grande desafio, no entanto, é conciliar qualidade e preço baixo. Apenas baixar o valor do que você vende, não adianta. É necessário baixar o preço e manter ou aumentar o mesmo nível de serviço”, destaca.

(*) – Dono do perfil “O Real Empreendedor” – é CEO da Scaleup – plataforma de empreendedorismo 100% digital que tem como objetivo popularizar a educação para empreendedores.