65 views 5 mins

Aplicativos se tornam mais eficientes em tempos de isolamento social

em Destaques
terça-feira, 24 de março de 2020

A tecnologia proporcionou a criação de ferramentas importantes, não apenas para comunicação entre as pessoas, mas também para as empresas disseminarem seus serviços e facilitarem a vida da população, que em muitos casos, pode resolver problemas, fazer compras e até cursos sem sair de casa, ou melhor, de qualquer lugar, desde que tenha um smartphone na mão.

Tais recursos fazem parte da rotina dos brasileiros. Um exemplo? O País é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo, conforme mostra o relatório Global Apps Trends, realizado em 2019, pela Adjust, empresa do setor. Em momentos de reclusão, por conta de várias situações como a quarentena por conta do Covid_19, os aplicativos são fundamentais para que as pessoas possam suprir suas necessidades e as empresas manterem suas operações e minimizarem os impactos da crise econômica.

“Nesta situação causada pelo Coronavírus, os apps ganham uma importância ainda maior do que apenas trazer comodidade, traz também segurança. Por exemplo, o idoso que precisa abrir uma conta ou fazer alguma transação bancária, desde que saiba utilizar a tecnologia, consegue solucionar essas questões sem colocar à saúde em risco”, informa André Sales, consultor técnico e comercial da YZ Media, startup focada em melhorar a performance de aplicativos através de campanhas que incentivam o download pelo público.

A startup acredita que neste momento, os aplicativos devem contribuir muito, não somente para a manutenção da economia, mas, também como importante canal de comunicação das empresas com os usuários. “Hoje, a gente sabe que as pessoas ficam com smartphone ao lado o maior tempo possível. Por isso, é uma ferramenta de informação muito importante.

Até para assistir televisão, as pessoas ficam com o aparelho ao lado, olhando para a tela a todo instante, e é por isso que o mercado de monetização de aplicativos está crescendo, eles precisam ser rentáveis aos desenvolvedores, senão deixam de existir e se deixam de existir, o público deixa de se beneficiar. Para fazer com que eles rentabilizem, nós criamos estratégias que não geram custo algum ao público, mas impactam muito nas operações das empresas que criam as aplicações”, acrescenta Sales.

Focar em aplicativos também foi a solução que a Macro Plataforma, startup de benefícios reconhecida entre as 25 mais inovadoras do País pelo HR Techs 2019, encontrou para manter sua seleção de vantagens enviada aos RHs das empresas assinantes de sua plataforma White Label, para abastecer os colaboradores entretidos e aproveitando os benefícios sem sair de casa durante o período de isolamento social.

“Nosso trabalho é focado em desenvolver parcerias e estratégias que entreguem às empresas benefícios e vantagens diversos aos seus colaboradores em seus próprios aplicativos. São mais de 10 mil vantagens que podem ser aproveitadas como cinemas, viagens, restaurantes e até mesmo salto de paraquedas.

Mas também sempre tivemos o cuidado de ter parcerias de várias áreas, agora, durante o isolamento, estamos reforçando com os RHs das empresas que utilizam nossa solução campanhas para reforçar a comunicação dos parceiros de delivery, cursos online, aplicativos de meditação, aplicativos de compras online, mantendo a premissa de entregar ao colaborar benefícios, porém, agora sem sair de casa, e também enviando orientações sobre prevenção ao Covid-19 e dicas do que fazer durante o isolamento em casa”, comenta Marta Reis, CEO da startup.

Para Sales, além da tecnologia, a solidariedade também é importante nesse momento. “A gente está vendo todo dia histórias de pessoas querendo ajudar, se oferecendo para fazer compras para os idosos, porque não ensinar a usar os aplicativos de compras, de bancos, a fazer pagamentos online. Isso ajudaria a todos a se resguardarem ainda mais”, finaliza.