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Alta qualidade é primordial para que a empresa alcance um patamar sólido

em Destaques
terça-feira, 04 de julho de 2023

Melhoria contínua é outro ponto fundamental para quem deseja alcançar a excelência

A importância da qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa é essencial para a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio. Manter um padrão nas entregas é um fator determinante na decisão de compra dos consumidores e pode influenciar diretamente na reputação e na imagem da empresa no mercado.

Entretanto, isso não se resume apenas à satisfação dos clientes, mas também tem impactos diretos no sucesso do negócio como um todo. Quem é bem atendido tende a se tornar fiel e então passa a recomendar um determinado serviço ou produto para outras pessoas, gerando receita e, claro, novas oportunidades de negócios.

Segundo Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, para alcançar o padrão desejado, as instituições necessitam implementar estratégias de gestão para esta finalidade. “Justamente o controle é um desses pontos, que consiste em atividades e processos destinados a monitorar e avaliar a conformidade com os requisitos estabelecidos”, revela.

O controle de qualidade permite identificar possíveis falhas ou defeitos nos produtos ou serviços antes que cheguem ao destino. Isso permite corrigir eventuais problemas, garantindo que apenas as unidades corretas sejam disponibilizadas no mercado.

Rica aponta que a melhoria contínua é outra frente fundamental para quem deseja alcançar a excelência. “Para se manter competitivo em um mercado cada vez mais exigente, é preciso também rever processos internos, o que permite identificar oportunidades de aperfeiçoamento constante”, destaca.

Uma das principais metodologias é o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), que consiste em planejar, executar, verificar os resultados e agir para corrigir eventuais problemas e aprimorar o desempenho. Adotar essa técnica permite ter uma abordagem sistemática e estruturada para aperfeiçoar a qualidade e atender às expectativas dos clientes.

Outra estratégia importante a ser adotada é a gestão de processos. Pela análise e otimização dos processos internos, a empresa pode identificar gargalos e eliminar atividades desnecessárias. “Uma frente de trabalho eficiente, nesse sentido, contribui diretamente para a qualidade, uma vez que processos bem definidos e padronizados minimizam a ocorrência de erros e retrabalho”, explica o especialista.

A escolha de fornecedores confiáveis e com altos padrões de qualidade é essencial para garantir a qualidade dos insumos utilizados ou na prestação dos serviços. Uma falha neste contexto pode impactar negativamente em todos os aspectos.

Ter um produto diferenciado e devidamente certificado também pode contribuir para a redução de custos, porque apresentam menor índice de devoluções e reclamações, o que evita gastos adicionais com retrabalho, reposição ou indenizações. Um bom controle permite identificar problemas de produção ou falhas nos processos, possibilitando a correção antes que esses problemas se agravem e gerem custos ainda maiores.

A qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa é fundamental para a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio. Estratégias de gestão de qualidade, melhoria contínua e gestão de processos são essenciais. “Todos esses fatores irão contribuir para obter um produto de alto padrão e ainda aprimorar a satisfação do cliente. Apostar na qualidade é investir no futuro da empresa, construindo uma reputação sólida e conquistando a confiança dos consumidores”, finaliza.

(Fonte: Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas).