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Alta demanda logística: confira 3 estratégias para lidar com os desafios

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quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Os consumidores brasileiros estão dispostos a gastar 62% a mais na Black Friday 2023, segundo um levantamento realizado pela Méliuz

Com a Black Friday se aproximando, os comerciantes acabam baixando seus preços, tornando-os mais atraentes para seus clientes. Logo, diante da facilidade de realizar compras online, juntamente com uma série de vantagens, a exemplo do frete grátis e cupons de desconto, os empreendedores possuem uma alta demanda neste período e inúmeros desafios. De acordo com um mapeamento da Méliuz, 95,2% dos consumidores estão dispostos a aproveitar esta Black Friday para fazer compras.

Sendo assim, fica claro que ter um sistema logístico eficaz se faz muito importante, tanto para atrair como para fidelizar novos públicos. Ademais, tal processo faz parte da experiência do cliente, ou seja, ter um bom produto aliado a preço baixo, nem sempre é o que garante 100% de satisfação. Nesse sentido, investir em tecnologia e gerenciamento logístico resulta em grandes resultados a médio e longo prazo.

Pensando nisso, Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, uma scale-up que automatiza os processos logísticos das empresas em diferentes segmentos a nível global, separou três dicas para garantir uma alta performance no processo logístico durante a Black Friday, sequenciando no aprimoramento da experiência do cliente, e em um processo eficiente e escalável. Confira:

Ter um TMS SaaS de qualidade

O sistema de TMS SaaS – Sistema de Gestão de Transporte – é um grande parceiro, ao passo que ele é responsável por gerenciar o transporte que coleta, armazena, processa e disponibiliza informações, referente à localização dos produtos desde a origem até o destino. A visibilidade em tempo real é um ativo inestimável na Black Friday, especialmente quando se trata de gerenciar as expectativas dos clientes e responder a contratempos.

Inclusive, a roteirização quando realizada por meio um sistema de gerenciamento de transporte, economiza até 90% do tempo em relação aos processos manuais de planejamento. Durante a Black Friday, agilidade e capacidade de adaptação para atender às demandas dos clientes são vitais. Logo, ao planejar o envio das mercadorias, invista em uma solução de roteirização eficaz, já que essa escolha se refletirá em uma operação mais organizada e com menor desperdício de tempo e recursos ao longo de todo o percurso.

Planeje e gerencie seus recursos de frota

Com a chegada da Black Friday, já é certo que haverá uma alta demanda de entregas e crescimento nas operações logísticas, principalmente de eletrônicos (49,2%), eletrodomésticos (44,8%), roupas (30,8%), acessórios e calçados (27,7%), perfumes e cosméticos (21,5%), conforme aponta um levantamento realizado pela Méliuz.

Nesse sentido, ampliar a frota temporariamente com veículos terceirizados é uma excelente opção para suprir as necessidades deste período. Entretanto, tal fato pode tornar a operação ainda mais complexa.

Por isso, quando uma operação logística está em curso nesse tipo de contexto, realizar o monitoramento das atividades dos motoristas e dos veículos por meio de uma torre de controle – serviço responsável por rastrear e enviar informações sobre rotas – é um aspecto fundamental. A partir desta identificação aliada às atualizações contínuas, cada etapa do processo de entrega se torna mais palpável, tanto para o operador quanto para o cliente. Este monitoramento torna as decisões mais proativas e assertivas, garantindo assim que as entregas ocorram dentro do prazo estabelecido, independentemente da alta demanda.

Avalie a capacidade logística do negócio

Historicamente, as vendas da Black Friday representam um crescimento de, aproximadamente, 15 vezes o volume de consumo de um período normal para determinados negócios. Logo, a promessa que será feita ao cliente precisa ser realista e, sobretudo, alinhada à capacidade logística da empresa.

As organizações devem ser pragmáticas com as dificuldades que irão enfrentar neste período, seja nas promessas, no frete ou até mesmo na própria oferta. Planeje-se antecipadamente, prometendo menos e entregando sempre mais. Além disso, estabelecer estratégias de frete coerentes para a Black Friday são essenciais para garantir que os consumidores se sintam valorizados. Por meio de um excelente planejamento, por exemplo, é possível otimizar o giro de estoque, a partir de ofertas de frete grátis para produtos específicos.