76 views 2 mins

Alckmin inaugurou quatro estações da Linha 15-Prata do Metrô

em Destaques
sexta-feira, 06 de abril de 2018

O governador Geraldo Alckmin inaugurou na sexta-feira (6), um novo trecho da Linha 15-Prata do Metrô, em sistema de monotrilho.

Com 5,5 km de extensão, ele inclui quatro novas estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Agora a Linha 15 passa a ter 7,8 km de extensão, ligando a Vila Prudente (integração com a Linha 2-Verde) à Vila União. Já a rede de metrô de São Paulo terá 89,8 km e 79 estações.
O governador ressaltou o esforço fiscal que permitiu ao Estado fazer frente ao maior desafio das grandes metrópoles, a mobilidade. “Suamos a camisa, foram tempos difíceis. Mas São Paulo ficou de pé, não aumentamos imposto, conseguimos manter as obras e não devemos 1 centavo”. As quatro estações estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, no formato de Operação Assistida, sem cobrança de tarifa. O usuário poderá embarcar gratuitamente nestas novas estações e seguir até Oratório, onde será orientado a desembarcar e acessar a área paga.
Utilizando um conceito arquitetônico leve, que visa a menor interferência possível na paisagem local, as novas estações seguem o padrão que pode ser visto nas estações Vila Prudente e Oratório. Todas ficam elevadas a cerca de 16 metros de altura, no canteiro central da Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. Apresentam soluções estéticas em concreto aparente e aço, com aberturas que garantem plena ventilação e iluminação natural, nos três diferentes pavimentos
A Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo. Possui características diferentes do metrô convencional, pois seus trens são operados de modo totalmente automático e trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem.