71 views 2 mins

Alckmin defende investimentos entre Argentina e São Paulo

em Destaques
quinta-feira, 03 de novembro de 2016

O governador Geraldo Alckmin se reuniu com empresários argentinos ontem (3), em Buenos Aires.

O encontro aconteceu na abertura da Missão Comercial São Paulo/Argentina, organizado pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do governo paulista, e faz parte de uma série de iniciativas de fortalecimento comercial entre as regiões.
Bastante assediado por empresários argentinos que acreditam na retomada do crescimento brasileiro, o encontro contou com 115 empresários paulistas, nessa que é a maior delegação no país dos últimos 20 anos. “Há um otimismo muito grande, uma confiança dos empresários na retomada do crescimento econômico brasileiro. Brasil e a Argentina são vocações de lideranças. Grande parte das empresas que exportam para o Brasil, exporta para São Paulo, e grande parte das empresas que exportam para a Argentina, também é de São Paulo”, comenta Alckmin.
A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América Latina. Do total exportado do Brasil ao país, as operações do Estado de São Paulo representam cerca de 44%. Para Alckmin, o encontro é importante para aproximar parcerias. “É uma mão dupla, investimentos recíprocos, complementaridade econômica. Possibilidade de conquistarmos terceiros mercados. É com alegria que estamos aqui com a maior delegação dos ultimo 20 anos de empresários brasileiros e paulistas para trabalharmos juntos”, afirmou. “Estamos trazendo pequenas e médias empresas, não apenas grandes empresas, e de maneira bastante diversificada”, explicou.
A Argentina é o segundo maior parceiro comercial do Estado de São Paulo e o terceiro do Brasil. Cerca de 55% das empresas brasileiras que exportam para a Argentina são paulistas. O Brasil importa US$10,2 bilhões em produtos argentinos e exporta US$12,8 bilhões à nação. Esta é a terceira Missão Comercial realizada pela Investe SP neste ano. As duas primeiras aconteceram na Colômbia e no Peru (sp.gov.br).