78 views 2 mins

Afif quer mais crédito para pequenas empresas

em Destaques
quarta-feira, 04 de novembro de 2015

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu mais acesso ao crédito para micro e pequenas empresas. “Temos uma distância muito grande a percorrer para fazer o crédito chegar, porque temos muito crédito para consumo e pouco crédito para a produção”.

Durante a abertura do Fórum de Cidadania Financeira, Afif ressaltou que o crédito no país se concentra nas médias e grandes empresas e ainda é voltado para serviços financeiros envolvendo pessoas físicas e o consumo.
“Quando falamos em financiar a produção, temos um longo caminho pela frente, pois as instituições são grandes demais para atender o pequeno produtor”, acrescentou Afif, ao lembrar que, enquanto médias e grandes empresas desempregaram 800 mil pessoas de janeiro a novembro, as micro e pequenas empresas sustentam um saldo positivo de 109 mil novas vagas no mesmo período. “Temos uma busca de alternativa desse pequeno empreendedor para o financiamento do seu processo de produção”.
Dados do próprio Sebrae indicam que, em 2015, somente 17% das microempresas e 24% das empresas de pequeno porte tomaram algum tipo de empréstimo. Os fornecedores são os principais financiadores de 72% das microempresas e de 76% dos empreendimentos de pequeno porte. Os números também mostram que o cheque pré-datado é usado por 51% das microempresas e por 57% dos negócios de pequeno porte. Em 2015, o valor médio de empréstimo solicitado foi de R$ 36 mil por microempresa e de R$ 56 mil por empresa de pequeno porte (ABr).