73 views 2 mins

Acordo comercial entre Mercosul e UE será concluído neste ano

em Destaques
sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Após mais uma rodada de negociações sobre o acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia, chanceleres e o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, demostraram otimismo com a conclusão do acordo ainda este ano.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse ter a expectativa de que essa tenha sido uma das últimas rodadas antes da finalização das negociações “Esperamos a conclusão desse acordo até o final deste ano”, disse.
A proposta apresentada à União Europeia inclui regras para as trocas de bens que criam um quadro jurídico favorável ao intercâmbio entre os países. O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, disse que o acordo com o Mercosul é de máxima importância pelas implicações comerciais e também políticas e traria benefícios ao comércio dos países envolvidos.
“O acordo se traduzirá em tarifas mais baixas para determinados produtos da pauta comercial e nos permitirá operar em torno de um conjunto de regras que regerá as relações entre UE e Mercosul, de forma que teremos um ambiente de negócios mais facilitado viabilizado por meio da troca comercial mais sustentável entre as duas regiões”, disse Jyrki Katainen.
O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, disse que o processo de negociação com a UE está avançando e esse é o momento de acertar os enquadramentos possíveis para as negociações. Os chanceleres e Jyrki Katainen manifestaram a importância do acordo como uma medida contrária ao protecionismo (ABr).