A utilização de dados em campanha de marketing

A Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing especialista em soluções de Data Analytics, Data Science e Cloud, acaba de lançar uma solução exclusiva de inteligência de dados para otimizar processos e ações de marketing.

A solução combina a arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning com o objetivo de agregar inteligência a diferentes etapas da jornada de compra do consumidor, possibilitando a construção de uma régua de relacionamento personalizada de acordo com o perfil e ciclo de vida do usuário.

Além disso, o uso da ciência de dados permite o aperfeiçoamento de processos e a tomada de decisões mais ágeis e efetivas, impulsionando os resultados de empresas de diferentes portes e áreas de atuação. Para desenvolver a solução, a Leega considerou, inicialmente, três pilares:

  1. – Identificar os principais desafios do marketing nos diferentes estágios da jornada de compra (atração, conversão, venda e fidelização);
  2. – Mapear os ambientes de tecnologia, ou seja, as ferramentas e parceiros disponíveis;
  3. – Identificar as principais métricas e indicadores utilizados pelas áreas de marketing – como LTV, Vendas, CAC e Churn – e as maiores necessidades de inteligência – como a clusterização e a recomendação de ofertas.

Durante seis meses, uma equipe multidisciplinar da Leega realizou diversos testes e pesquisas relacionados ao uso de inteligência de dados para a área de marketing das empresas a fim de pontuar os principais desafios dos profissionais deste setor e construir modelos de inteligência artificial que potencializam a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa.

A partir dessa análise cuidadosa, foi desenvolvida uma solução que leva em conta as maiores necessidades de inteligência, como conhecer profundamente o cliente, predizer seu comportamento de compra e oferecer uma mensagem aderente e de acordo com seu perfil, aprofundando o relacionamento com a empresa, além de estratégias de campanhas, processos e ferramentas de marketing.

Em outras palavras, fizemos um raio-x ou um diagnóstico amplo do departamento de marketing das organizações para encontrar a melhor solução em inteligência de dados”, explica Ivan Vemado, Head of Data Science and Analytics da Leega.

. Aceleradores que potencializam o uso de dados – Os aceleradores são métricas desenvolvidas com inteligência artificial de fácil implementação (máximo de dois meses) que respondem, de maneira prática e efetiva, alguns dos principais questionamentos dos profissionais de marketing: “Quem são meus clientes?”, “Quais os melhores canais para me comunicar com eles?”, “Quem está próximo de efetuar uma compra?”, “Que tipos de ofertas eles gostariam de receber?”.

Estes recursos desenvolvidos a partir da união de engenharia de dados e machine learning permitem a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa. O acelerador “Análise de Cluster”, por exemplo, agrupa consumidores considerando seus interesses em comum, enquanto o Predição de Churn, detecta clientes que vão deixar de se relacionar com a marca, e o Targeting Preditivo, aponta os usuários mais receptivos às ofertas.

“Os aceleradores funcionam de forma independente e podem ser customizados de acordo com o perfil de cada empresa”, explica Ivan Vemado, Head de Data Analytics da Leega. A tecnologia transformou o consumo e a forma de fazer marketing.

“Hoje, não basta que os profissionais da área dominem os 4Ps (produto, praça, preço e promoção). É preciso que as empresas implementem uma estratégia data-driven efetiva para acompanhar as constantes e desafiadoras mudanças do mercado e jornadas de compra do consumidor cada vez mais complexas. Nesse cenário, contar com ferramentas de inteligência artificial pode representar um importante diferencial competitivo”, explica Vemado.

De acordo com estudos da Forrester Consulting menos de 0,5% dos dados disponíveis no mundo são analisados, o que mostra a grande dificuldade de coletar, tratar e analisar informações forma efetiva. “Esse deixou de ser um problema exclusivo das áreas de TI e BI e passou a ser debate relevante de diversas organizações”, reforça.

Entre as vantagens da solução Marketing Analytics by Leega estão o custo-benefício, a rápida implementação, os insights preditivos na tomada de decisões, o maior conhecimento da jornada do consumidor, a automatização do fluxo de dados e a flexibilidade na integração de novas tecnologias. – Fonte e outras informações, acesse: (https://leega.com.br/).

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