64 views 4 mins

A transformação do setor bancário rumo a nuvem e IA

em Destaques
segunda-feira, 25 de março de 2024

Os bancos estão finalmente abandonando os sistemas de mainframe consolidados para adotar tecnologias de Inteligência Artificial e nuvem. Foi o que revelou pesquisa da NTT DATA, líder global em negócios digitais e serviços de TI. Ela apontou que 45% dos bancos já estão adotando o poder transformador da IA generativa, incorporando-a em suas operações.

Além disso, 30% estão explorando seu potencial, o que sinaliza uma mudança proativa em direção à inovação. Kaz Nishihata, diretor e vice-presidente executivo sênior da empresa, explicou que os bancos não estão apenas evoluindo tecnologicamente, mas culturalmente. “A rápida adoção dessas tecnologias pela indústria está redefinindo os modelos de negócios e estabelecendo uma nova norma na liderança do setor.

Essa maré tecnológica está levando os bancos a uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes, proporcionando serviços mais rápidos, mais seguros e exclusivamente personalizados”, completou. A pesquisa bancária global “Horizonte Digital: A Mudança do Setor Bancário de Mainframe para Infraestrutura em Nuvem Orientada por IA” foi realizada com 650 tomadores de decisões do setor bancário, em todo o mundo.

E mostrou ainda que 63% dos entrevistados confirmam que a IA generativa está facilitando a transição de aplicações bancárias para a nuvem de forma decisiva. Um número expressivo de 91% deles relatou que suas iniciativas voltadas nesse sentido são endossadas pela diretoria, indicando uma priorização em nível estratégico. Flexibilidade e escalabilidade são citados por 36% dos executivos como principais motivadores para a migração para a cloud, indicando uma tendência à mudança que supera as preocupações com custos.

25% também reconhecem uma tendência crescente na migração para a nuvem, impulsionada pelos avanços da IA. O que revela uma nova era no setor bancário, a de colaboração entre o potencial da Inteligência Artificial para reinterpretar códigos legados e a escalabilidade da tecnologia de nuvem, que está acelerando iniciativas de modernização e transformação. E esse longo reinado dos mainframes está se aproximando do fim devido às exigências dos consumidores, as novas interrupções inovadoras no mercado e para responder às pressões competitivas por avanços tecnológicos inovadores.

Nishihata acrescenta: “O grande momento da IA generativa em todo o setor bancário é uma prova da determinação da indústria em ir além dos mainframes tradicionais, aproveitando ambientes de nuvem para fortalecer a segurança, aumentar a robustez, inovar e redefinir com ousadia. Essa transição promete uma nova era de inovação”.

Claro que, mesmo diante dos múltiplos progressos, a pesquisa ainda revelou que 80% das empresas não contam com um framework estratégico para a adoção de IA generativa, mostrando necessidade de aprimoramento de habilidades. E que apesar de 89% dos líderes bancários se identificarem como inovadores, 63% ainda operam em sistemas mainframe, o que confirma a resiliência desses sistemas. Fonte e mais informações (https://www.nttdata.com).