92 views 6 mins

A importância dos nobreaks em tempos de crise hídrica

em Destaques
terça-feira, 01 de fevereiro de 2022

Maria Helena Garcia (*)

As mudanças climáticas têm afetado diretamente as proporções de chuvas no Brasil, tanto que, entre 2020 e 2021, tivemos a maior estiagem no país dos últimos 90 anos, o que acarretou uma grave crise hídrica. Por conta dessa situação, aumentam os apagões na rede elétrica, que abalam a rotina de empresas e pessoas, prejudicando os negócios, e podem causar sérios danos a equipamentos eletrônicos.

Hoje, como opção para reduzir os prejuízos causados por esses eventos, há os nobreaks, produtos que garantem o fornecimento constante de eletricidade aos equipamentos em momentos de quedas de energia. Em poucas palavras, o nobreak é uma fonte de energia ininterrupta, que tem como principal função manter os equipamentos conectados a ele funcionando continuamente, além de protegê-los, pois estabiliza a tensão da rede elétrica.

A importância dos nobreaks aumenta à medida que muitas pessoas passam a desempenhar de casa suas atividades profissionais em decorrência da pandemia de Covid-19. Para evitar interrupções no trabalho por causa de quedas de energia, é importante ter equipamentos que garantam o fornecimento contínuo de energia elétrica.

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2020, cerca de 11% dos trabalhadores ativos exerceram suas atividades no modelo home office, e há uma tendência de aumento para os próximos anos, devido à evolução dos equipamentos tecnológicos e otimização das redes de comunicação digital.

. Trabalho ininterrupto – A queda de energia gera perda de produtividade e, principalmente, prejuízos, já que muitas vezes ocorrem picos de tensão elétrica no reestabelecimento de energia, o que pode queimar os equipamentos.

A utilização de nobreaks elimina esse problema e, nos casos de ausência da rede elétrica, mantém computadores e outros equipamentos, como portões elétricos e sistemas de segurança, ligados por um período de tempo suficiente para que o usuário possa desligá-los corretamente, além de salvar arquivos, por exemplo.

Existem leis no Brasil que protegem as pessoas em relação aos prejuízos causados pela queda de energia elétrica. Entre elas, a Resolução Normativa 414/10, da Aneel, concede ao consumidor um prazo de até 90 dias corridos da data da ocorrência do dano para encaminhar queixa à concessionária.

Já o Código de Defesa do Consumidor assegura até cinco anos para que o usuário busque a reparação de danos. Independentemente das normas de proteção ao consumidor, utilizar um nobreak é mais prático, pois evita o estresse de buscar por uma indenização relacionada às perdas.

. Estabilização da tensão – Os nobreaks também funcionam como um estabilizador. Como o fluxo de energia da rede elétrica não é constante, as oscilações e os ruídos aos quais está sujeita podem danificar os eletroeletrônicos com o passar do tempo. Por meio de um sistema de estabilização inteligente, o nobreak pode evitar essas oscilações e entregar uma energia limpa, sem variações e nenhum risco de prejudicar o funcionamento dos equipamentos.

. Qual o equipamento ideal? – Antes de adquirir o nobreak ideal às suas necessidades, o consumidor precisa identificar os equipamentos que estarão ligados a ele e somar a potência real, em watts, de todos os equipamentos para obter a potência total do cenário. Conhecendo essa variável, ele saberá que nobreak é mais indicado.

Também é importante que o produto opere com 30% a 50% de sua potência nominal, para assim garantir proteção, autonomia e futuras ampliações de cargas.
Para fazer o cálculo da potência real, é possível usar as calculadoras online de autonomia para nobreaks.

. Instalação prática – Existem modelos de nobreaks simples para uso em residências que não exigem instalação especial. Para que comecem a funcionar, basta ligá-los à tomada e conectá-los aos equipamentos. Para empresas, que têm equipamentos de alta potência, há modelos de nobreaks senoidal e online que podem ser conectados a baterias externas, possibilitando o aumento da autonomia do sistema e garantindo a continuidade das atividades.

Diante dos desafios que se impõem à nossa rotina, a utilização de nobreaks é importante para economizar recursos financeiros e preservar a vida útil dos seus equipamentos. Em resumo, devemos utilizar as tecnologias que temos à disposição para enfrentar as adversidades do dia a dia da melhor forma possível.

(*) – É gerente do segmento de nobreaks da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 45 anos de história (https://intelbras.com/pt-br/).