Com o início de um novo ano, toda empresa costuma fazer seu planejamento e traçar as próximas ações. Incluir neste plano o desenvolvimento dos líderes e times pode impactar positivamente no resultado dos negócios. Uma das principais maneiras de promover o desenvolvimento profissional, tanto para reforçar o comportamento, quanto para dar visibilidade a pontos de melhoria, é o feedback.
Ele se torna ainda mais importante se algo não está funcionando.
As pessoas precisam ter a oportunidade de ajustar o trabalho e se aperfeiçoar, mas para isso precisam saber que algo deve ser aprimorado. Uma pesquisa realizada pelo Hay Group, com a Universidade de Harvard, avaliou que entre 95 mil líderes, cerca de 50% criam climas desmotivadores contra 19% que promovem locais de trabalho de alto desempenho. Já no Brasil, onde foram entrevistados mais de 3 mil gestores, 63% criam um clima desmotivador contra 12% que criam climas que motivam os colaboradores.
Segundo a especialista em desenvolvimento de líderes e equipes e fundadora da Quare Desenvolvimento, Carolina Valle Schrubbe, avaliar o desempenho dos líderes de uma organização é uma das maneiras mais eficientes de entender o nível de maturidade, resultados, conhecimento, comprometimento, motivação e engajamento dos integrantes da equipe. “Analisar a performance e o comportamento dos líderes é fundamental para promover incremento no resultado”, destaca.
. A importância do feedback para as empresas – Feedbacks são considerados o ponto chave da gestão de pessoas, além de ser uma das principais ferramentas utilizadas pelos maiores CEOs.
Esse canal de comunicação sinaliza se algo está bom ou ruim e apresenta as motivações para realização de melhorias. Uma pesquisa feita pela Harvard analisou características do perfil de 200 CEOs do mundo e constatou que o maior cargo de liderança deve possuir autoconsciência e disposição para ouvir novas ideias de qualquer subordinado.
. Conheça o feedback 360º – É um excelente instrumento para compreender como o time vê seu líder. De forma anônima, os colaboradores descrevem suas percepções sobre o que o líder já faz muito bem e no que ele pode melhorar, identificando as necessidades prioritárias de desenvolvimento. Esta é uma estratégia de avaliação de desempenho que calibra comportamentos, competências, capacidade de projeção e desenvolvimento.
Carolina aponta que o resultado desse processo é um relatório que ajudará o profissional a levar em consideração seus pontos fortes e suas fragilidades para poder se aprimorar profissionalmente. “Quando o líder olha para si e se coloca em posição de aprendizado permanente, recebe o feedback da equipe e implementa mudanças em seu comportamento. Esse aprimoramento gera maior engajamento e resultado financeiro”, descreve.
O feedback 360º pode gerar diversos benefícios para as empresas. Confira alguns:
- Melhorar no desempenho: se bem utilizado, este tipo de feedback costuma andar de mãos dadas com uma melhoria no desempenho dos profissionais, permitindo identificar pontos que devem ser trabalhados e faz com que as pessoas se sintam ouvidas.
- Identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal: permite que a pessoa descubra áreas de desenvolvimento e crie um plano personalizado para conquistá-las.
- Reforçar competências básicas: ajuda a promover os valores da empresa.
- Identificar e prevenir problemas: antecipar o problema para que ele possa ser resolvido ou atenuado previamente.
- Aprimorar as relações de trabalho: serve para estabelecer contato com outras pessoas da organização e fortalecer o trabalho em equipe.
A especialista reforça que, através de análises de desempenho e feedbacks, é possível aumentar o engajamento e o resultado dos colaboradores. “O Feedback 360 é uma ótima ferramenta que, para ser construtiva, deve ser aplicada por profissional habilitado e com experiência em desenvolvimento de pessoas”, indica. – Fonte e outras informações, acesse: (https://quareorg.com).