80 views 3 mins

À espera de mais chuvas, cidades do interior fazem poupança de água

em Destaques
terça-feira, 21 de agosto de 2018

O risco de enfrentar uma estiagem mais longa este ano, leva municípios do interior de São Paulo a fazer uma espécie de poupança de água.

O objetivo é fazer com que o volume retirado dos reservatórios para abastecer a população seja menor do que a água que entra. “Estamos na base da calculadora para que o nível das represas fique no azul. Não sabemos quando as chuvas voltam e precisamos dessa poupança”, disse o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Pedras, Daniel Gonçalves.
As últimas chuvas melhoraram o nível dos reservatórios, mas a cidade continua com o racionamento, iniciado em 30 de julho. A água some das torneiras das 9h às 16h. A medida, segundo Gonçalves, está garantindo uma reserva maior de água para a estiagem. “Até o final de outubro, quando deve voltar a chover, não vai faltar água para as atividades essenciais”, disse. A prefeitura realiza obras para aumentar a capacidade das represas do Bom Jesus e do São José Viegas.
Em Santa Cruz das Palmeiras, as represas que abastecem a cidade estão com 80% da capacidade, mas, assim mesmo a prefeitura decidiu ampliar em uma hora o período de racionamento. Desde segunda-feira (20), o fornecimento é suspenso às 7h e retomado somente às 16h. Conforme o chefe do setor de saneamento, Paulo Sérgio Lopes, a medida foi tomada para poupar água, já que a previsão é de estiagem nos próximos meses. Quem for flagrado pela fiscalização dos guardas municipais desperdiçando água pode ser multado em R$ 1.075. Somente aos sábados é permitido lavar a casa. A população convive com racionamentos desde 2014.
Em Caconde, a captação na Serra do Cigano está funcionando com menos de 50% da capacidade. Estão sendo retirados seis litros por segundo, ante os 15 litros que eram tirados, para “dar um fôlego” para o manancial, castigado pela estiagem. A cidade é abastecida também pelo Córrego São Miguel, mas o risco de racionamento persiste. A prefeitura decretou situação de emergência e tenta transferir o saneamento para uma empresa privada, capaz de investir na ampliação do sistema.
Em Itu, 31 bairros da região central ficam sem água hoje (22). A Companhia Ituana de Saneamento informou que o abastecimento foi interrompido para reparo de um vazamento detectado no bairro Rancho Grande. O reparo vai reparar uma sangria na adutora da Represa do Fubaleiro, que transporta 280 litros de água por segundo. O vazamento contribui para baixar o nível da represa (AE).