117 views 5 mins

8 Inovações Transformadoras no Mercado Imobiliário

em Destaques
sexta-feira, 28 de julho de 2023

Busca por soluções mais flexíveis e personalizadas impulsionam esse mercado que movimentou mais de 133 mil imóveis em 2022

Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários (ABRAINC), o setor imobiliário contou com um aumento na porcentagem de imóveis comercializados de cerca de 12% no Brasil em 2022. Isso representou mais de 133 mil imóveis vendidos somente nos primeiros 10 meses de 2022, o que já se constitui no maior valor registrado desde 2014, ano em que se iniciou essa contabilização pela ABRAINC. Junto ao aumento da demanda por imóveis, o mercado imobiliário está testemunhando uma série de inovações que estão revolucionando a forma como as pessoas compram, vendem e vivem.

Segundo o CEO da Yogha, Avelino Mira, essas mudanças estão sendo impulsionadas pela tecnologia, pelas expectativas dos moradores e pela busca por soluções mais flexíveis e personalizadas. “No mercado imobiliário atual, as soluções mais flexíveis e personalizadas estão ganhando destaque, à medida que as necessidades e expectativas dos consumidores continuam a evoluir. Essas soluções oferecem aos compradores e locatários uma maior liberdade de escolha, adaptabilidade e controle sobre os espaços em que vivem”, conta.

Oito inovações que estão transformando o mercado imobiliário

Realidade virtual e visitas virtuais
A tecnologia de realidade virtual permite aos compradores e locatários explorarem imóveis de forma imersiva e realista, mesmo à distância. As visitas virtuais revolucionam a busca por propriedades, economizando tempo e proporcionando uma experiência mais completa.

Contratos inteligentes
A adoção de contratos baseados em blockchain simplifica e agiliza as transações imobiliárias. Esses contratos inteligentes automatizam a execução de acordos, eliminando a necessidade de intermediários e aumentando a segurança nas transações.

Inteligência artificial e chatbots
Chatbots alimentados por inteligência artificial estão se tornando cada vez mais comuns no mercado imobiliário. Esses assistentes virtuais auxiliam na busca por imóveis, respondendo a perguntas frequentes e fornecendo informações rápidas aos clientes, proporcionando melhor atendimento e eficiência.

Sustentabilidade e eficiência energética
Com o aumento da consciência ambiental, soluções sustentáveis, como a implementação de energia solar e eficiência energética, estão se tornando essenciais no mercado imobiliário. Essas inovações visam reduzir o impacto ambiental e economizar recursos para proprietários e moradores.

Moradias flexíveis
A tendência das moradias flexíveis está ganhando força. Essas unidades habitacionais são projetadas para serem versáteis e adaptáveis, permitindo que os moradores tenham mais flexibilidade em todo o processo de locação, algo que reflete um novo estilo de viver e morar. Do lado dos proprietários, as moradias flexíveis também são inovadoras, já que possibilitam retornos mais atraentes e mais agilidade em todo processo administrativo de seus ativos, além de poderem contar com o apoio de empresas especializadas na gestão de imóveis flexíveis.

Plataformas de Investimento Imobiliário Online
As plataformas de investimento imobiliário online estão democratizando o acesso a propriedades comerciais e residenciais. Investidores podem diversificar seus portfólios investindo em imóveis compartilhados e obtendo retornos atrativos, de forma simplificada e acessível.

Automação Residencial
A automação residencial está se tornando mais acessível, permitindo que os moradores controlem iluminação, segurança e temperatura por meio de aplicativos e comandos de voz. Essa inovação proporciona maior conforto e eficiência para os moradores.

Tecnologia de Construção 3D
A tecnologia de construção 3D está revolucionando o processo de construção, tornando-o mais rápido, eficiente e sustentável. Essa inovação permite a criação de edifícios modulares personalizáveis e economicamente viáveis com menor geração de resíduos.