884 views 7 mins

6 franquias de sucesso para empreender em Portugal e ter visto de moradia

em Destaques
terça-feira, 04 de julho de 2023

Com investimento inicial a partir de € 10,5 mil, Grupo NBrand reúne marcas em segmentos como limpeza, arquitetura e decoração

Para os brasileiros que sonham em morar em Portugal e ter um negócio próprio, mas não têm a cidadania portuguesa, o visto de empreendedor (Visto D2) se tornou a opção mais atrativa por não exigir valor mínimo de investimento. Aos que têm esse objetivo, o Grupo NBrand, maior grupo franqueador português, apresenta um modelo de negócio consolidado com investimento inicial a partir de € 10,5 mil. São seis opções de franquias dos mais variados segmentos, como limpeza, decoração, arquitetura e imóveis, que oferecem ao empreendedor um lucro médio mensal de até € 25 mil.

Fundado há mais de 15 anos na cidade de Porto, em Portugal, pelo empreendedor Cândido Mesquita, o NBrand tem 175 unidades franqueadas. O grupo, que faturou € 92 milhões em 2022, tem 30% dos seus franqueados composto por brasileiros que vivem no país. A meta é ampliar em essa participação para 40%.

“O mercado de franquias já representa 5,8% do produto interno bruto português, apresentando um crescimento exponencial. Assim, abrir um negócio próprio no país é um dos caminhos para se obter o Visto D2 e, consequentemente, morar legalmente em Portugal. Para conseguir essa autorização, a pessoa precisa apenas comprovar que possui a capacidade financeira para fazer o investimento de abrir a empresa, além de apresentar um plano de negócios e documentos básicos”, explica Mesquita.

Confira as seis franquias do grupo:

  1. House Shine
    Empresa líder no segmento de limpeza profissional em Portugal, a House Shine oferece, desde 2008, um serviço exclusivo para residências e empresas. Como diferenciais, as franquias da House Shine apresentam uma ampla oferta de serviços de limpeza, incluindo dez modalidades, entre higienizações profundas e impermeabilizações, com uso de materiais e técnicas próprias, além de adotar a limpeza ecológica.
    Com 80 unidades franqueadas em Portugal, o investimento médio inicial para abrir uma franquia da marca é de € 35 mil, o equivalente a cerca de R$ 182 mil. O faturamento mensal estimado para o empreendedor, após 3 anos, fica em torno de € 28 mil (R$ 145,6 mil). O lucro médio mensal é de € 7 mil (R$ 36,4 mil). O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
  2. Urban Obras
    Com atuação no setor de arquitetura, a Urban Obras é uma rede portuguesa especializada em todos os tipos de obras, incluindo remodelações, decoração e recuperação de ambientes e construções. Com sede no Porto, a marca tem 40 unidades presentes em diversa cidades do país. Possuem mais de 10 anos de experiência no mercado, desenvolvendo projetos sob medida. Seu investimento inicial é de € 45 mil (R$ 234 mil). Com retorno esperado de três anos, a franquia tem faturamento estimado em € 60 mil (R$ 312 mil) por mês. O lucro médio mensal é de € 14 mil (R$ 72,8 mil). O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
  3. Vangor
    Fundada em 2022, a Vangor, especializada em design de interiores, mobiliário e decoração, já conta com 4 unidades. A marca disponibiliza aos seus clientes serviços de decoração integrados e oferece o atendimento completo, com a idealização do ambiente, execução de projeto 2D e 3D, desenho técnico dos móveis, controle de produção, transporte e instalação. Com investimento inicial de € 50 mil (R$ 260 mil), a marca oferece faturamento mensal de € 70 mil (R$ 364 mil), após 3 anos, além de um expressivo lucro médio de € 25 mil (R$ 130 mil) ao mês, tornando o negócio bastante atraente para o empreendedor. O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
  4. UNU
    Franquia do setor imobiliário, a UNU tem registado um crescimento contínuo desde seu ingresso no mercado, em 2015. Hoje possuem 35 unidades em todo país e nos últimos três anos tiveram um aumento de 70% no faturamento. Com investimento inicial de € 70 mil (R$ 364 mil), a marca oferece mensalmente o faturamento médio de € 65 mil (R$ 338 mil) em um prazo de três anos. O lucro médio mensal é de € 21 mil (R$ 109,2 mil). O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.
  5. Newcode
    Com 10 unidades, a franquia de coaching Newcode Coaching Institute atua no desenvolvimento pessoal, focando em resultados e transformação positiva. Por sua essência em consultoria, não exige que o empreendedor invista em um ponto físico. Assim, o negócio voltado para o coaching profissional permite uma boa rentabilidade, com custos e investimento iniciais reduzidos.
    Para o empreendedor é uma oportunidade para atuar tanto como profissional liberal como empresa, conseguindo ter um negócio rentável, com uma estrutura profissional sustentada pelo Master Franchising. Com investimento inicial de € 10,5 mil (R$ 54,6 mil), incluindo o valor de formação, a marca oferece um faturamento médio mensal de € 6 mil (R$ 31,2 mil) em um prazo de três anos. O lucro médio mensal é de € 4,3 mil (R$ 22,36 mil). O prazo de retorno é de até 12 meses.
  6. Brainbase
    Franquia de coaching voltada para executivos, a Brainbase Business Results, também conhecida como Academia Portuguesa de Empreendedorismo, auxilia no suporte e progresso de empresários de sucesso. Com seis unidades, a marca atua por meio das várias áreas ligadas à gestão empresarial, sendo referência em estratégias para o desenvolvimento de equipes.
    Como os demais negócios na área de consultoria, tem a vantagem de não requisitar um ponto físico. Com investimento inicial de € 15,5 mil (R$ 80,6 mil), incluindo valor de formação, a marca oferece um faturamento médio mensal de € 16 mil (R$ 83,2 mil) em um prazo de três anos. O lucro médio mensal é de € 11 mil (R$ 57,2 mil). O prazo de retorno é de até 12 meses.