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5 tecnologias para as startups ficarem atentas

em Destaques
quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Com o crescimento do setor, os programas utilizados podem ajudar cada vez mais as empresas a atingir seus objetivos

O setor de startups está em alta no Brasil, com mais de 12,7 mil empresas de diferentes áreas e crescimento médio de dois dígitos por ano. Neste ambiente tão dinâmico, as tecnologias utilizadas podem ser o diferencial do negócio. Por isso, a WSO2, líder global em transformação digital, listou cinco tecnologias em que as startups podem investir para aprimorar suas operações.

1- Código aberto
Softwares de código aberto trazem a versatilidade necessária para as startups, uma vez que é possível utilizar a base do programa e moldá-la de acordo com as necessidades da empresa. Outra característica importante é a pluralidade. Por serem softwares disponíveis ao público, é comum existir uma colaboração da comunidade para o desenvolvimento de novas soluções, o que pode ser útil para acelerar as inovações das startups. O código aberto torna as companhias mais resilientes a eventuais mudanças nos variados segmentos, justamente pela flexibilidade que dá às equipes de desenvolvimento.

Dentro das estratégias para o uso destas tecnologias está o trabalho consultivo dos fornecedores destes softwares, que se aprofundam na atuação das empresas e acompanham todos os processos de implementação, integração e monitoramento.

2- Soluções em nuvem
Os serviços em nuvem oferecem pontos de entrada fáceis e de baixo custo para muitas funções. Para as startups, que tendem a ter um ritmo de desenvolvimento acelerado, estas soluções ajudam a agilizar os processos por meio de atualizações automáticas em tempo real, inclusive de segurança e de regulamentações, sem que os desenvolvedores tenham que se preocupar em fazer isso manualmente. Além disso, são elementos que potencializam a escalabilidade e reduzem custos com infraestrutura e mecanismos de segurança, permitindo concentrar os investimentos no desenvolvimento.

3- Foco na experiência do cliente
A experiência do usuário no ambiente digital vem se tornando cada vez mais decisiva em variados segmentos, tanto privados quanto públicos. Quanto melhor for a experiência construída, maior serão as chances de conquistar e fidelizar clientes, além de conseguir recomendações. Nesse sentido, as soluções de gerenciamento de identidade e acesso de clientes (CIAM, na sigla em inglês) unem opções de segurança e boas experiências no uso dos programas, duas das principais demandas atuais.

Estas tecnologias podem ser integradas aos sistemas existentes, personalizando-as de acordo com as necessidades de cada startup e ao perfil do público-alvo, e ainda possibilitam sinergias com outras soluções de segurança e acesso, como Single Sign On e Logout, e autenticação sem senha e multifator.

4- Inteligência artificial
A inteligência artificial ganha cada vez mais relevância em diversas esferas e é uma ferramenta útil para acelerar processos internos e o próprio desenvolvimento de novos produtos. De pequenas automações em programas de organização de tarefas a verificação de linhas de código, a inteligência artificial é um investimento com retornos em curto prazo, que dá mais tempo para as equipes de vários departamentos e aumenta a produtividade.

5- Low-code e no-code
Plataformas low-code e no-code são conhecidas pela democratização no desenvolvimento. Com elementos pré-criados e interfaces mais simples, permitem que pessoas com diferentes níveis de conhecimento trabalhem juntas em um mesmo projeto. O resultado é uma maior troca de experiências e visões, o que leva a mais inovações e a uma comercialização mais rápida dos produtos.