95 views 5 mins

5 motivos para não “rasgar dinheiro” na contratação de um software jurídico

em Destaques
quinta-feira, 03 de março de 2022

Vinícius Marques (*)

Abraçar a inovação no mercado atual é uma necessidade constante, vivenciada em diferentes segmentos de atuação. No âmbito jurídico, o cenário se mostra cada vez mais necessário, tendo em vista a importância da tecnologia para otimização de processos morosos, que demandam tempo e investimentos diversos por parte dos escritórios.

Para se ter uma ideia, segundo dados da ACE Innovation Survey 2021, 84,8% das empresas entrevistadas pontuaram que a inovação é prioridade nos negócios, enquanto 47,2% sinalizaram que a transformação digital foi uma das principais iniciativas voltadas à inovação no último ano. Além disso, as startups agiram como verdadeiras aliadas, sendo que 7 em cada 10 companhias participantes da pesquisa comentaram que tiveram relação com alguma startup neste mesmo período.

Por outro lado, o fator cultural ainda é uma barreira encontrada por 44%, para que a inovação seja realmente difundida. Neste sentido, é fundamental ressaltar que a figura humana se mostra indispensável para que uma transformação, de fato, aconteça e recursos inovadores sejam agregados na rotina de trabalho.

Fazendo um recorte para o ambiente jurídico, desde sócios de escritórios de advocacia, gestores e até mesmo colaboradores que desempenham atividades estratégicas precisam fazer parte do movimento de inovação, para que os resultados obtidos sejam cada vez mais satisfatórios.

  • O investimento em tecnologia – O mindset inovador, que pense na transformação digital, precisa ser frequente nos escritórios de advocacia. É essencial que os sócios e demais gestores à frente dos departamentos jurídicos desenvolvam uma mentalidade guiada a uma cultura de inovação, bem como estejam focados em uma melhoria contínua, que abrace a mudança.

Para que a implementação de um software de gestão jurídica seja bem-sucedida, todo o time precisa ter sinergia com o projeto e entender que a tecnologia vem para somar. Treinamentos e capacitações se mostram imprescindíveis, junto a uma dedicação de toda a equipe, com o objetivo de compreender a dimensão dos benefícios que serão agregados ao escritório.

Sendo assim, não é nenhum absurdo dizer que os advogados que não se interessam em entender a usabilidade dos softwares jurídicos certamente rasgarão dinheiro na contratação de um sistema deste porte:

  1. Inovação é um processo contínuo: inovar não é algo periódico, que leva um determinado tempo e finaliza em algum momento. Requer continuidade para que seja um movimento eficaz e disruptivo;
  2. Toda a empresa deve estar envolvida: ter apenas um profissional com mindset inovador não trará os resultados esperados. É necessário envolver todos os colaboradores, independentemente da área de atuação, para que essa nova cultura seja disseminada por toda a empresa;
  3. Fomentar a transformação é essencial: indo além da inovação, é preciso estimular a transformação no ambiente corporativo. No caso do âmbito jurídico, essa transformação acontece tanto no meio digital quanto cultural, sendo fundamental que todas as partes envolvidas estejam unidas em prol dos negócios;
  4. O ramo jurídico está se modernizando: hoje, já se fala sobre o Direito 5.0, o qual considera a Sociedade 5.0, que está focada em tornar o uso da tecnologia benéfico ao bem-estar e liberdade das pessoas. Isso significa que não haverá uma “substituição” dos profissionais, como ainda é temido, e sim uma potencialização do intelecto humano;
  5. A rotina passa a ser otimizada: indo ao encontro da modernização do segmento jurídico, a importância da tecnologia é vista na rotina de trabalho, uma vez que a otimização é uma realidade incontestável, com processos mais rápidos e que facilitam o dia a dia dos advogados.

Por fim, vale destacar que a tecnologia sozinha, sem que haja vontade por parte do time, não fará nenhum milagre. É importante que as camadas de liderança reforcem a necessidade de conhecer o sistema implementado, movimentando a transformação digital como um todo dentro dos escritórios. Em suma, se estes pontos não receberem a atenção necessária, tenha certeza de que a empresa rasgará dinheiro.

(*) – É Founder e CEO da EasyJur Software Jurídico Inteligente, especializado em Gestão e Tecnologia Jurídica (https://easyjur.com/).